Pessoas

Morre o professor Luiz César Fonseca Alves, da Odontologia

Ele se dedicou por 46 anos, na UFMG, ao ensino téorico e prático, sobretudo, da cirurgia bucomaxilofacial; aos 70 anos, ainda estava em atividade

Luiz César Alves:
Luiz César Alves foi homenageado muitas vezes pelos formandos
Foto: Arquivo pessoal

Morreu nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, aos 70 anos, o professor Luiz César Fonseca Alves, da Faculdade de Odontologia. Ele teve um mal-estar na noite de domingo e faleceu dormindo. O corpo será velado amanhã (terça, 20), das 8h às 10h, em cemitério da cidade de Matozinhos, localizado na Avenida Caio Martins, 284, Centro.

Graduado pela UFMG em 1980, Luís César começou a atuar, ainda antes de formado, como docente voluntário. Em 46 anos de Universidade, foi vinculado ao Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológicas.

Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, atuou principalmente em doenças da mucosa bucal, cirurgias de dentes inclusos, cirurgias bucais em geral, anestesiologia odontológica, terapêutica medicamentosa em cirurgia bucomaxilofacial e doenças da boca e da face.

Presença na clínica
Atual diretor da Faculdade, o professor João Batista Novaes Junior lembra que Luiz César sempre atuou no ensino teórico e prático para turmas da graduação. “Ele foi por excelência um professor presente na clínica, incansável ao lado dos estudantes nas atividades práticas. Era adorado pelos alunos”, afirma. E conta uma história: certa vez, pronto para aplicar uma prova e diante da confissão dos alunos de que não sabiam a matéria, ele deu outra aula, explicou tudo de novo, e só então o exame foi iniciado.  

Ex-aluno e colega de departamento de Luiz César Alves, o professor Carlos Eduardo Assis Dutra também destaca a relação com os estudantes, mencionando que Luiz foi um dos professores escolhidos mais vezes como paraninfo ou patrono de turmas. Sobre o trabalho na clínica, Carlos Dutra ressalta o cuidado com o desenvolvimento dos graduandos. “Ele cobrava muito, mas deixava que os alunos fizessem eles próprios o máximo de procedimentos, sempre preocupado com a evolução deles”, diz o ex-colega, que se aposentou no ano passado.

Ainda de acordo com Carlos Dutra, Luiz César não gostava da ideia de se aposentar, embora já tivesse esse direito há muitos anos. “A vida dele era família e universidade. Nos fins de semana, costumava ir a Matozinhos, cidade onde se criou”, recorda-se Dutra, acrescentando que o colega estava sempre disponível para colaborar com os outros professores.

Luiz César Alves ministrava as disciplinas Cirurgia Ambulatorial I e II e Odontologia Hospitalar. Coordenou projetos de extensão em que eram atendidos casos complexos como extração de dentes inclusos e outros em que dava palestras na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

‘Inúmeras gerações’
Ex-aluna, formada há 25 anos, a professora da PUC Minas Soraya Grossman diz que Luiz César Alves contribuiu para a formação de muitas gerações de cirurgiões-dentistas do Brasil. “Trata-se de um professor sinônimo de dedicação, empatia e entrega. Uma pessoa que espalhava simpatia, bondade e alegria. É uma grande perda para a Universidade e para a Odontologia”, afirma Soraya, cuja turma de graduação teve o professor Luiz César como paraninfo. Ela conta que ele seria um dos principais convidados das comemorações de formatura, planejadas para este ano.

Em postagem no Instagram, o Diretório Acadêmico Manuel Teixeira Penido, da Faculdade de Odontologia, afirma que Luiz César “deixou um legado indelével não apenas na cirurgia, mas na odontologia como um todo e na formação de inúmeras gerações de estudantes. Sua paixão pela educação e seu comprometimento com a excelência acadêmica inspiraram a todos ao seu redor”.

O texto registra ainda que, além de sua brilhante carreira acadêmica, o professor será lembrado por sua gentileza, generosidade e humildade. "Sempre disposto a ajudar e compartilhar seu vasto saber, ele conquistou o respeito e a admiração de colegas e amigos.”

Luiz César Fonseca Alves deixa a esposa, Jussara Mansur, duas filhas e um filho.

Itamar Rigueira Jr.