Morre professora Isis Paim, da Escola de Ciência da Informação

Sepultamento será às 14h, no Cemitério do Bonfim

Isis Paim dirigiu a Biblioteca Universitária e coordenou a pós-graduação
Isis Paim dirigiu a Biblioteca Universitária e coordenou a pós-graduação Arquivo pessoal

A professora Isis Paim, aposentada da Escola da Ciência da Informação, morreu ontem (domingo, 28), aos 81 anos, vítima de morte súbita. O corpo está sendo velado no Velório 3 do Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, e o sepultamento será às 14h. Isis deixa três sobrinhas.

Entre outras funções exercidas na UFMG, Isis Paim foi diretora da Biblioteca Universitária e coordenadora da pós-graduação em Ciência da Informação. A atual diretora da Escola, Terezinha Carvalho de Souza, que foi sua aluna na pós, destaca a capacidade da professora Isis de identificar e respeitar as características de cada aluno e sua preocupação com o avanço da ciência e com uma análise sempre crítica da área de estudos.

Graduada em Biblioteconomia pela UFMG, Isis Paim pós-graduou-se nos Estados Unidos – o título de doutora foi obtido na Vanderbilt University, em Nashville, Tennessee. Na memória da professora Gercina Lima, da ECI, Isis Paim aparece como uma colega extremamente generosa. “Fui muito bem acolhida por ela, no início de minha carreira docente”, conta Gercina.

Adoração pela Universidade
De acordo com a professora aposentada Bernadete Campello, Isis Paim foi a principal responsável pela mudança da pós-graduação da UFMG, que, na década de 1990, teve seu escopo ampliado para a investigação no campo então emergente da ciência da informação. “Algumas características que definem a Isis são seriedade, dedicação e modéstia. Ela adorava o trabalho e a Universidade, cumpria suas missões de maneira profunda, nunca pela metade”, diz Bernadete. Ela lembra que Isis, sua amiga pessoal, gostava de artes e música clássica, objetos de interesse também nas viagens. “Sua morte foi uma surpresa, ela estava bem de saúde e muito independente.”

Documentos da Biblioteca Universitária registram que Isis Paim encaminhou para o então reitor Eduardo Cisalpino, em agosto de 1976, o Projeto de Centralização das Bibliotecas da UFMG. Com base nesse documento, foi concentrada, na BU, a dotação orçamentária para aquisição de material bibliográfico e foi estabelecida vinculação técnica e administrativa das bibliotecas da UFMG à Biblioteca Universitária.

O cemitério fica na Rua Bonfim, 1.120, bairro Bonfim.