Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros já registra 2,6 mil inscrições

Escolas e estudantes sem vínculo escolar podem se cadastrar até esta quarta-feira, 10 de abril

.
Campus da UFMG em Montes Claros abrirá suas portas para a comunidade escolar neste sábadoImagem: TV UFMG

Neste sábado, 13 de abril, o Instituto de Ciências Agrárias estará de portas abertas para receber os alunos do ensino médio inscritos na primeira edição da Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros. Até o momento, 2,6 mil alunos se inscreveram para o evento. Escolas e estudantes sem vínculo escolar interessados em participar podem se cadastrar até esta quarta-feira, dia 10 de abril.

Durante a Mostra, os visitantes poderão interagir com professores e estudantes nas palestras e salas interativas montadas nas instalações do ICA. A estrutura de ensino, pesquisa e extensão da UFMG em Montes Claros ocupa área de 238 hectares, com fazenda experimental, auditório, laboratórios de informática, biblioteca, 32 salas de aulas e mais de 90 laboratórios de pesquisa.

O campus Montes Claros oferece seis cursos de graduação: Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia. Eles oferecem 240 vagas anuais.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e conta com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e órgãos que compõem a Administração Central da Universidade. Também participam os colegiados de cursos de graduação.

Programação
As atividades da Mostra Sua UFMG terão início às 9h e se encerrarão às 17h. As mesmas atividades ocorrerão nos dois turnos, e cada escola opta, no ato da inscrição, por um dos turnos. A primeira parada dos visitantes será no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). No local, serão montadas salas interativas com atividades relativas aos cursos de graduação oferecidos em Montes Claros.

Em seguida, os grupos vão se dirigir até a área central do campus. No auditório do bloco C, serão realizadas palestras sobre os cursos de graduação e sobre a política de assistência estudantil da UFMG, materializada nos programas de moradia, alimentação e auxílio-permanência. Em tendas montadas no gramado central, os visitantes poderão participar de oficinas promovidas pelos cursos de graduação.

Também no gramado central, às 11h45, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, dará as boas-vindas aos visitantes. Em seguida, serão realizadas apresentações culturais. Locais de apoio para pessoas com deficiência serão montados nas imediações dos pontos onde serão prestadas informações sobre assistência estudantil e na sala 17 do CAAD.

Veja a programação completa.

Primeira vez em Montes Claros
Essa é a primeira vez que a Mostra Sua UFMG (antiga Mostra de Profissões) será realizada em Montes Claros. No campus Pampulha, o evento ocorre desde 2004 e até 2019 era realizado em formato presencial. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não ocorreu em 2020 e foi organizado em formato digital nos dois anos seguintes. Em 2023, foi adotado formato híbrido, com atividades presenciais (com presença estimada de 30 mil pessoas) precedidas de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibiram vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e ofereceram informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG.

Neste ano, a Mostra Sua UFMG em Belo Horizonte será realizada no dia 25 de maio. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira, 10 de abril.

Ana Cláudia Mendes | UFMG