Arte e Cultura

Músicos de BH traçam panorama da 'percussão do mundo' em evento sobre diversidade rítmica

Shows e workshops gratuitos abrem, nesta semana, no Conservatório UFMG, a mostra 'Retratos do Brasil'

Orquestra Mineira de Pandeiro será uma das atrações
Orquestra Mineira de Pandeiro será uma das atrações da segunda ediçãoFoto: Jotapê Mendes

De 6 a 8 de junho, o Conservatório UFMG sediará o evento inaugural da 2ª Mostra retratos do Brasil, que propõe um olhar sobre a diversidade da música brasileira. Percussão do mundo em BH abre a série musical, com artistas locais que apresentarão ritmos de diversos países, como Índia, Cuba e Tunísia. Os shows e workshops têm entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Durante os três dias, será apresentado panorama da música percussiva de várias culturas, com seus ritmos e instrumentos próprios, tanto em formatos mais tradicionais quanto em usos contemporâneos. A programação de sexta-feira, dia 7, será dedicada à celebração do percussionista cubano Santiago Reyther, falecido em dezembro. O artista viveu muitos anos em Belo Horizonte e deixou um grande legado na cidade, sobretudo em razão do grande número de alunos e músicos que formou. No sábado, dia 8, serão homenageadas duas figuras centrais para o desenvolvimento da bateria jazzística e sua improvisação na capital mineira: Laércio Villar e Esdra Neném Ferreira.

A pluralidade da música brasileira e a valorização de músicos de Belo Horizonte e Minas Gerais marcam a segunda edição da mostra, que levará uma extensa programação gratuita ao Conservatório UFMG até outubro. A 2º Mostra retratos do Brasil terá outras três atrações no mês de junho, todas no Conservatório UFMG.

Identidade plural
Criada em 2022, por ocasião dos 200 anos da independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Mostra retratos do Brasil propõe incentivar, por meio da música, a reflexão sobre a pluralidade da identidade brasileira. A primeira edição contou com 11 shows e recebeu, entre outros artistas, Roger Deff, Dona Jandira e Babadan Banda de Rua, além de palestras e workshops.

Em sua segunda edição, a mostra mantém os princípios da edição inaugural. A curadoria selecionou gêneros como a música tradicional, a canção popular, a música instrumental, a canção infantil e a música erudita. Foi lançado um olhar especial para repertórios com menos visibilidade midiática, com prioridade para a valorização dos músicos de Minas Gerais e, sobretudo, de Belo Horizonte. Compõem a equipe curatorial os professores Fernando Rocha (curadoria geral), Myrian Aubin (música erudita), Mauro Rodrigues (música popular) e Angelita Brook (música infantil), todos da Escola de Música da UFMG.

A 2º Mostra retratos do Brasil é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Conheça a programação.