Lazer e esporte

Atletas-guia facilitam inclusão de pessoas com deficiência no esporte paralímpico

Reportagem da TV UFMG esteve no CTE para acompanhar essa interação

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado nesta quinta-feira, 22 de setembro, foi instituído pelo decreto-lei 12.622, de 8 de maio de 2012.  A data, que dá sequência às comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), homenageia o trabalho dos atletas paralímpicos e reforça a necessidade de incluir pessoas com deficiência no ambiente esportivo.  

O número de atletas com deficiência visual que treinam no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG triplicou. Eram quatro em 2019, quando começaram as atividades do projeto de formação de atletas de alto rendimento, financiado pelo governo federal e apoiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, e hoje são 12, entre as classes no atletismo 11, 12 e 13, com deficiência visual completa ou baixa visão, que são os principais medalhistas nas competições. 

No atletismo com  pessoas com deficiência visual,  atletas-guia têm desempenhado papel fundamental para aqueles que sonham conquistar uma medalha ou mesmo para pessoas cegas que desejam praticar esportes.   

A TV UFMG esteve no CTE e conversou com o atleta-guia Isaias Júnior, do projeto Corre pra ver, com os atletas paralímpicos Anderson Coelho e Fernanda Barros e com o treinador Carlos Schucher. Eles falaram sobre a experiência de inclusão dos atletas  com deficiênca visual no mundo dos esportes paralímpicos. 

Equipe: Soraya Fideles (produção),  Marcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)