Notícias Externas

Crimes da Família Manson completam 50 anos

Programa conversou com tradutor da biografia de Charles Manson

A atriz Sharon Tate, esposa do diretor Roman Polanski, estava grávida quando foi assassinada pelos seguidores de Manson
A atriz Sharon Tate, esposa do diretor Roman Polanski, estava grávida quando foi assassinada pelos seguidores de Manson 20th Century Fox

Artista frustrado, guru hippie e psicopata, Charles Manson é uma figura notória dos anos 60, conhecido por liderar a seita “A Família”, que conduziu uma série de assassinatos em Hollywood. Os crimes começaram há 50 anos, em 1969, com o Caso Tate-LaBianca, no qual a Família Manson invadiu a casa do diretor de cinema Roman Polanski e assassinou todos que encontraram no local, incluindo a famosa atriz Sharon Tate. Em seguida, a Família cometeu mais uma série de assassinatos, espalhando pânico na comunidade de Hollywood, onde todos temiam ser a próxima vítima.
Um fator importante de Manson é sua ligação com a cultura pop, tendo o sonho de se tornar uma estrela do rock, tendo até gravado um disco. Além de ser amigo próximo de Dennis Wilson, um dos Beach Boys, ele justificava grande parte das suas crenças nos Beatles. Charles dizia que eles eram os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, e que a canção "Helter Skelter", do Álbum Branco, previa uma grande guerra racial. Esses acontecimentos conferiram a ele um certo status de "celebridade", embora por razões mais que questionáveis.
Atualmente, o caso está sendo revisitado na mídia, com a nova temporada da série Mindhunter, da Netflix, e o novo filme Era Uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino. 

Daniel Alves da Cruz, tradutor do livro Manson: A Biografia e criador do blog "O Aprendiz Verde", que trata de crimes históricos, serial killers, e temas relacionados, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nesta terça, 20.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

O livro 'Manson: A Biografia' foi publicado no Brasil pela Dark Side Books. O blog 'O Aprendiz Verde' de Daniel Alves da Cruz sobre  crimes históricos e serial killers pode ser acessado em oaprendizverde.com.br.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória