Institucional

Nova gestão da Escola de Veterinária promete defesa intransigente da universidade pública

Professores Afonso de Liguori Oliveira e Eliane Gonçalves comandarão a Unidade até 2026

Observado pela professora Zélia Lobato e pela reitora Sandra Goulart Almeida, Afonso de Liguori assina o termo de posse
Observado pela professora Zélia Lobato e pela reitora Sandra Goulart Almeida, Afonso de Liguori assina o termo de posse como diretor da Escola de Veterinária: atenção à qualidade do ensinoFoca Lisboa | UFMG

Em cerimônia na manhã desta sexta-feira, 3 de junho, os professores Afonso de Liguori Oliveira e Eliane Gonçalves de Melo tomaram posse, respectivamente, nos cargos de diretor e vice-diretora da Escola de Veterinária da UFMG. A dupla, que sucede aos professores Zélia Inês Portela Lobato e Roberto Mauricio Carvalho Guedes, vai comandar a Unidade até 2026. A assinatura do termo de posse ocorreu em mesa solene formada pelos quatro professores, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Em seu discurso de posse, o professor Afonso de Liguori Oliveira destacou que será necessário à nova gestão “coragem para enfrentar os desafios e dificuldades que se anunciam''. Ao saudar a colega de gestão, Eliane de Melo, o docente disse acreditar que a parceria propiciará a eles desenvolver novas ideias e ações de sucesso na gestão da Escola de Veterinária. Liguori destacou a proposta, registrada em plano de trabalho, de fazer uma gestão compartilhada, democrática e participativa, marcada pela defesa intransigente dos princípios da universidade pública. 

“Nossa gestão se inicia com uma equipe qualificada e renovada que atua junto à administração da unidade, nos cursos de medicina veterinária e aquacultura, nos órgãos complementares e em diversos setores. Contamos com a participação efetiva dos servidores técnico-administrativos em educação e a colaboração de todos os nossos docentes para o sucesso de nossa gestão. Acreditamos que todos, por meio dos órgãos representativos, sempre atuarão como protagonistas das decisões e dos caminhos adotados pela nossa Escola de Veterinária”, afirmou.

Segundo o novo diretor, a Escola de Veterinária da UFMG e a própria Universidade integram hoje um dos principais sistemas de inovação do país, e a atuação da nova gestão seguirá atenta à qualidade do ensino e à adequação acadêmica do conteúdo dos cursos ofertados. Liguori também lembrou que, no mandato que começa, a equipe deverá implantar diversos processos e métodos organizacionais. “Devem ser implantados e moldados para atender aos novos contextos, e todos devemos contribuir como facilitadores e divulgadores desses processos e métodos”, ressaltou.

Afonso Liguori também agradeceu aos professores Zélia Lobato e Roberto Guedes e afirmou que, ao lado de Eliane de Melo, pretende dar continuidade aos planos e projetos desenvolvidos por eles, “mesmo após um insólito período de dificuldades”. Para o novo diretor, a gestão anterior soube “atravessar com extrema competência e resiliência” um período de grandes mudanças — acadêmicas, orçamentárias e institucionais — enfrentado pela UFMG. “Todo esse cuidado e dedicação vai nos possibilitar dar continuidade ao excepcional trabalho realizado e, quem sabe, ampliá-lo por meio de novas e originais propostas e ações administrativas”, afirmou.

Afonso de Liguori e Eliane
Afonso de Liguori e Eliane de Melo: continuidade e ampliação Foca Lisboa | UFMG

Rosto de mulher
Ao entregar a direção, a professora Zélia Lobato — que está assumindo o cargo de diretora de Relações Institucionais da UFMG — saudou o colega de gestão, Roberto Guedes, e afirmou que juntos eles dedicaram os “melhores esforços” para manter as conquistas da Unidade ao longo de seus 90 anos de história e promover os avanços necessários “em sintonia com os novos tempos”. Ao comemorar o crescimento do número de mulheres nos corpos docente, discente e técnico-administrativo da Escola, a professora destacou o privilégio de ser a primeira mulher eleita diretora da Veterinária e celebrou: “Finalmente, a galeria de fotos de nossos diretores ganhará o rosto de uma mulher.”

“Há quatro anos, quando assumimos a direção, encerrei minhas palavras com uma citação de Elisa Lucinda, dando, inocentemente, boas-vindas ao desconhecido. E realmente fomos presenteados, nesses quatro anos, com muitos fatos naquele momento impensáveis. Acho que alguns deles marcaram a história dessa gestão”, afirmou Lobato, ao lembrar os desafios encarados, especialmente o desastre de Brumadinho, no primeiro ano de mandato, e a pandemia da covid-19.

Segundo Zélia Lobato, muitos projetos acalentados pela gestão não foram realizados por conta da pandemia. Ainda assim, “experiências positivas vieram com os desafios impostos e nos fizeram crescer como unidade”, afirmou. Entre os feitos, ela destacou a realização de cerca de 10 mil testes RT-PCR (de detecção do Sars-CoV-2) em laboratórios adaptados, a promoção de cerca de 680 eventos on-line, além do reforço da frota de veículos e de melhorias estruturais nas dependências da Escola, como a substituição da rede sem fio e da infraestrutura de rede dos departamentos. Outro destaque, segundo a professora, foi a finalização do processo de cessão da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, projeto aguardado pela Unidade por mais de 20 anos.

Responsável por saudar as duas gestões, o professor Leorges Moraes da Fonseca iniciou seu discurso afirmando que esses foram os anos de maior dificuldade vividos por ele em sua trajetória na UFMG. O docente afirmou ser testemunha do empenho da direção na gestão 2018-2022 para manter o ensino de qualidade. “[Zélia e Roberto] nos lideraram e estiveram à frente de diversas iniciativas que nos permitiram sair desse tempo mais resilientes e estarão para sempre na galeria dos grandes da Escola de Veterinária da UFMG”, reconheceu.

Sobre a gestão que se inicia, Leorges Fonseca destacou algumas características dos novos diretores. Do professor Liguori, o docente destacou o “dom administrativo”, a facilidade de raciocínio e organização, além da “prontidão e habilidade de participação nas mais diversas atribuições administrativas”. Da professora Eliane de Melo, Fonseca enalteceu a facilidade de lidar com pessoas, segundo ele, “característica inerente à personalidade” dela e “dom que será muito bem vindo neste novo desafio.”

Afonso de Liguori, Zélia Lobato, Sandra Goulart Almeida
Afonso de Liguori, Zélia Lobato, Sandra Goulart Almeida, Eliane Gonçalves, Alessandro Moreira e Roberto GuedesFoca Lisboa | UFMG

Solidariedade e espírito coletivo
Em discurso que encerrou a cerimônia, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida destacou o “belo e imprescindível” papel que a Escola de Veterinária tem desempenhado ao longo de seus 90 anos de história, celebrados em 2022, no enfrentamento de grandes tragédias. "Não apenas a pandemia da covid-19, como a professora Zélia mencionou muito bem, mas também em relação ao desastre de Brumadinho". Segundo a reitora, “por meio de sua atuação, a Escola de Veterinária da UFMG mostrou o quanto somos imprescindíveis para nossa cidade, nosso estado e nosso país.”

Sandra Goulart Almeida também agradeceu aos professores Zélia e Roberto pelo trabalho executado “com especial zelo, dedicação e comprometimento ao longo do último período de anos.”  “É preciso fazer o registro não apenas do trabalho sério, impecável, de ambos os gestores, bem como de sua lealdade institucional, mas também de sua solidariedade e espírito coletivo diante dos anos mais difíceis da nossa história. A UFMG é preciosamente feita de pessoas que, como vocês, se esmeram em dedicar anos preciosos de suas trajetórias acadêmicas ao interesse coletivo, muitas vezes com grandes sacrifícios pessoais e mesmo profissionais”, afirmou.

Em seguida, deu boas-vindas aos novos gestores da Escola. “Desejamos a ambos todo êxito em suas funções. Ficamos à sua inteira disposição para apoiar ações que deem cada vez mais relevância ao belo trabalho desenvolvido na Escola de Veterinária e contamos também com sua colaboração e participação na condução sempre conjunta da nossa universidade. Sabemos das muitas demandas da Escola de Veterinária, não apenas para manter a qualidade relevante dos projetos aqui instalados, mas também para avançar nos seus projetos. A Escola de Veterinária prima pela excelência acadêmica e relevância de sua atuação, atestando sua vocação para agir incisivamente na produção inovadora do conhecimento a serviço da sociedade”, disse a reitora.

Hugo Rafael