Institucional

Nova gestão planeja consolidar ICA como ‘agente de mudanças e gerador de oportunidades’

Professores Hélder Augusto e Alcinei Místico foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor da unidade sediada em Montes Claros

Helder, Sandra Goulart Almeida, Alessandro Fernandes e Alcinei Místico
Helder Augusto, Sandra Goulart Almeida, Alessandro Fernandes e Alcinei Místico: universidade de referênciaFoto: Ana Cláudia Mendes | UFMG

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 4, os professores Hélder dos Anjos Augusto e Alcinei Místico Azevedo foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. O mandato se estenderá até 2026.  

Hélder Augusto, vice-diretor do Instituto nos últimos oito anos, conclamou a comunidade do ICA a se fazer presente na nova gestão, “com a convicção de semear a humildade, o compromisso, o respeito e a dedicação”. “Precisamos, todos juntos, consolidar o papel do ICA como agente de mudanças, gerador de oportunidades e caminho para uma vida nova”. Em seguida, Alcinei Místico destacou que a transição ocorre em um cenário financeiro, ambiental e político desafiador. “Por isso, precisamos nos manter unidos e fazer um trabalho sério. Só assim conseguiremos avançar”, completou. 

Helder dos Anjos:
Helder dos Anjos: ICA como agente de mudançasFoto: Ana Cláudia Mendes | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida manifestou sua alegria em compartilhar com a nova diretoria do ICA a responsabilidade de gerir a UFMG. “Teremos muito trabalho para manter nossa instituição cada vez mais proeminente e altiva. O que nos une deve nos fortalecer, para que juntos possamos construir a universidade de referência e solidária que queremos, com a fina percepção do presente ainda desafiador, mas com a certeza de que o futuro será erguido com coragem.”

Marcos e conquistas
Discursando em nome da comunidade do ICA, o professor Reginaldo Arruda Sampaio enumerou alguns dos marcos do ciclo que se encerrou, como a expansão dos laboratórios, a melhoria dos gabinetes e da conexão de internet no campus, as obras de climatização das salas, a pavimentação de vias e as intervenções paisagísticas. 

Coube à servidora técnico-administrativa Priscila Freitas cumprimentar os ex-diretores: “Nós, servidores do ICA, agradecemos os oito anos de liderança, ensinamentos, convivência e contribuição. Certamente, os 2.880 dias de mandato fizeram jus ao lema Trabalho e transformação”, declarou.

O professor Leonardo Tuffi Santos, que entregou o cargo de diretor, destacou alguns pontos que considera avanços conquistados durante sua gestão. “No campo administrativo, sublinho o fortalecimento das coordenadorias, processo que tornou a direção mais horizontal e mais próxima das necessidades da comunidade”, exemplificou. 

Alcinei Místico: cenário desafiador
Alcinei Místico: cenário desafiador Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG

Por fim, o professor Charles Aguilar apresentou ao público que acompanhou a cerimônia uma síntese da biografia dos empossados e manifestou, em nome da comunidade de docentes do Instituto, “orgulho e felicidade” de recebê-los.

Hélder dos Anjos Augusto é graduado em Administração Rural, com habilitação em empresas rurais e cooperativas (2000), e mestre em Administração (2002) pela Universidade Federal de Lavras. Concluiu o doutorado em Demografia (2007) pela UFMG. Recentemente, teve sua trajetória abordada em perfil publicado na Revista Diversa, alusiva aos 95 anos da UFMG.

Alcinei Místico Azevedo é graduado em Agronomia (2010) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Concluiu o mestrado-sanduíche em Produção Vegetal (2012) pela UFVJM e pela Universidade Federal de Lavras (2012). Seu doutorado em Fitotecnia (2015) foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

Comunidade da UFMG acompanhou cerimônia
Comunidade da UFMG acompanhou a cerimônia Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG

Matheus Espíndola