Notícias Externas

Nova versão do documentário 'Carta para Além dos Muros' leva a discussão sobre HIV às escolas

Documentário dirigido por André Canto reconstrói a história da epidemia no país e busca ampliar o debate sobre a infecção

Nova versão do documentário foi feita com o intuito de ser exibida em uma hora aula Foto: Divulgação

Apesar dos importantes avanços científicos no tratamento e na prevenção, ao longo de quase 40 anos, a epidemia do HIV e da Aids tem crescido, no Brasil, entre adolescentes e jovens, de 15 a 24 anos, como aponta o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS de 2020, do Ministério da Saúde. Com o objetivo de levar a discussão para as salas de aula, o documentário Carta para Além dos Muros ganhou uma versão reduzida para ser exibida nas escolas, batizada de #PrecisamosFalarSobreIsso - Carta para Além dos Muros, disponível na plataforma VideoCamp.

O filme, dirigido por André Canto, conta a história da epidemia do HIV e da Aids no país, além do processo de construção do preconceito e estigma em relação ao tema. O documentário tem como fio condutor o depoimento do jovem Caio, que vive com HIV, e traz também entrevistas com médicos, pessoas que vivem com HIV, ativistas e figuras públicas. Entre os entrevistados, estão o médico Dráuzio Varella, o ex-ministro da Saúde José Serra e a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo.

No programa Expresso 104,5 desta quinta-feira, 25, o cineasta André Canto, diretor do documentário Carta para Além dos Muros, falou sobre a nova versão.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto / Publicação: Alexandre Miranda