Institucional

Empossadas as novas gestoras do Sistema de Bibliotecas

A nova diretora, Kátia Pacheco, defendeu a necessidade de capacitar usuários para lidar com fontes confiáveis de informação

Kátia Pacheco: responsabilidade social das bibliotecas
Kátia Pacheco: responsabilidade social das bibliotecas Júlia Duarte / UFMG

As bibliotecárias Kátia Lúcia Pacheco (Escola de Música) e Sindier Antônia Alves (Fafich) foram empossadas, pela reitora Sandra Goulart Almeida, na direção do Sistema de Bibliotecas da UFMG, para a gestão 2018-2020. Elas passam a ocupar, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira, 12, no quarto andar do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha.

Em seu discurso, a diretora eleita, Kátia Lúcia Pacheco, lembrou que o Brasil vive um momento de dificuldades. "Estamos em mar revolto, porém não à deriva", ressalvou ela, ao demonstrar confiança na “equipe altamente qualificada do Sistema de Bibliotecas” para superar os desafios e colaborar para que a UFMG permaneça entre as universidades mais bem conceituadas do país. 

Para isso, Kátia Pacheco defendeu a necessidade de se pensar novas formas de atuar junto aos usuários das bibliotecas, capacitando-os na utilização de fontes confiáveis de informação. A nova diretora também enfatizou a “responsabilidade social das bibliotecas na criação de espaços de cultura, lazer e desenvolvimento da cidadania”.

A reitora Sandra Goulart Almeida fez um agradecimento especial à última gestão do Sistema de Bibliotecas: “Agradeço ao Wellington [Marçal de Carvalho] e à Anália [Gandini Pontelo]  por estarem sempre conosco nos momentos difíceis pelos quais passamos". Ao dar boas-vindas à nova gestão, a reitora disse esperar uma ampliação da parceria com  o Sistema de Bibliotecas . "Contamos com a colaboração de vocês (Kátia e Sindier) nesse processo de construção conjunta da nossa Universidade. Em tempos difíceis, é importante que estejamos juntos na luta pelos valores democráticos e republicanos.” 

A cerimônia também foi acompanhada pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, por professores, dirigentes vinculados à Administração Central e servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Kátia Pacheco, a reitora Sandra Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e a vice-diretora Sindier Alves
A diretora do Sistema de Bibliotecas, Kátia Pacheco, a reitora Sandra Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e a vice-diretora Sindier Alves Júlia Duarte / UFMG

Trajetórias
 A diretora Kátia Pacheco é graduada em Biblioteconomia, especialista em Organização da Informação em Contextos Digitais, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Ingressou na UFMG em 1987, como datilógrafa, e, antes de assumir o cargo de gestora da Biblioteca Universitária, era coordenadora da Biblioteca da Escola de Música. Recentemente, recebeu o prêmio de melhor tese concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. Kátia Pacheco presidiu o Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região e foi diretora administrativa no Conselho Federal de Biblioteconomia.

Graduada em Biblioteconomia pela UFMG e em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, a vice-diretora Sindier Alves é especialista em Psicopedagogia pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), em Políticas Públicas e em Democracia, República e Movimentos Sociais pela Fafich. É mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutoranda em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Trabalhava como bibliotecária da Fafich antes de assumir o cargo de vice-diretora do Sistema de Bibliotecas.

Carla Pedrosa / Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas