Notícias Externas

Novo disco da banda Semreceita conecta o universo instrumental e a canção

'Pracutucá' é o segundo álbum da carreira do grupo e traz participações especiais de renomados músicos mineiros

Conjunto explora brasilidade e diversidade musical dos integrantes
Conjunto explora brasilidade e diversidade musical dos integrantes Sarah Leal/Divulgação


A banda instrumental Semreceita lança nesta sexta, 17, o álbum Pracutucá. Gravado ao vivo no Teatro Galpão Cine Horto, o disco busca criar pontes entre o universo instrumental e a canção. Em atividade desde 2012, o Semreceita explora a brasilidade e a diversidade cultural dos próprios integrantes do grupo, prezando pela coletividade e por uma música livre de preconceitos. O trabalho conta com participações especiais de nomes como Tamara Franklin, Luiza Brina e Dudu Nicácio. 

Para falar sobre o lançamento de Pracutucá, o programa Expresso 104,5 desta sexta-feira recebeu o baixista do Semreceita, Rodrigo Boi. O artista também comentou sobre uma certa resistência que ainda existe em relação à música instrumental. Ele atribui tal resistência à complexidade do estilo, mas acredita que apesar de ainda ocupar esse espaço, ela pode ser admirada mesmo sem uma maior compreensão de técnicas musicais. 

De acordo com o convidado, a banda buscou artistas de universos distintos para participar do trabalho, desenvolvido durante o período de isolamento social. “Cada um ali trabalha com coisas muito diferentes mas eu acho que, é até clichê falar isso, mas pelo fato de ser uma banda temos a grande vantagem de juntar influências e fazer disso uma coisa única e uniforme”, afirmou. Para o baixista, isso vai de encontro com a proposta do próprio Semreceita, de tornar a música instrumental mais acessível e popular.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O disco Pracutucá já está disponível em todas as plataformas de áudio e no canal da banda Semreceita no YouTube.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael