Extensão

'Onde brincamos' mostra como a cidade pode ser descoberta pelo olhar infantil

Iniciativa de extensão da Escola de Arquitetura destaca a capacidade das crianças de contribuir para a formulação de políticas públicas

A relação que as crianças constroem com a cidade pode ser muito distinta daquela vivenciada pelos adultos. Por meio de fotos e depoimentos de crianças sobre os espaços onde brincam, o website Onde brincamos promove uma reflexão sobre os diferentes lugares da cidade de Belo Horizonte. 

A plataforma é uma iniciativa do projeto Intervenções temporárias com crianças para todos e foi lançada por professores e estudantes da Escola de Arquitetura da UFMG. Nesta fase inicial do projeto, as coletas têm sido realizadas em parceria com moradores do Morro do Papagaio, na região Centro-Sul da capital mineira,, mas a ideia é que crianças de outras regiões, após autorização dos pais, também possam participar. 

Por uma cidade melhor
De acordo com a professora Paula Barros, do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura, a iniciativa estimula a troca de informações e reconhece as crianças como importantes atores sociais para pensar e construir as cidades, contribuindo, inclusive, para a elaboração de políticas públicas. 

Saiba mais sobre o projeto na reportagem da TV UFMG, abaixo. 

Equipe: Pablo Paixão (produção), Ravik Gomes (imagens), Márcia Botelho (edição de imagens), Renata Valentim e Flávia Moraes (edição de conteúdo)