Pesquisa e Inovação

'O impacto do corte de recursos para a pesquisa é trágico', diz presidente da SBPC

Helena Nader concedeu entrevista à Rádio UFMG Educativa

Discussões sobre a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações vão permear a programação da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), afirmou a presidente da entidade, Helena Nader, em entrevista concedida nesta semana à Rádio UFMG Educativa (104,5 FM).

A pesquisadora mostrou preocupação com o corte de recursos para a pesquisa, que considera "trágico", e com projeto de mudança da Constituição que propõe flexibilizar, nos níveis federal e estaduais, o percentual do orçamento que o governo deve investir em educação.

Ainda segundo Helena Nader, conferências e palestras que compõem a programação da 68ª Reunião Anual da SBPC vão abordar perspectivas e potenciais soluções para a atual crise econômica, social e política. "Também vamos debater temas variados, como o programa espacial brasileiro, sustentabilidade, enfrentamento de epidemias, Amazônia, papel dos parques tecnológicos”, resume a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ouça a entrevista concedida à jornalista Paula Alkmin.