Notícias Externas

'O segundo sexo', de Simone de Beauvoir, completa 70 anos

Considerado ícone do movimento feminista, livro foi lançado em 24 de maio de 1949

Simone de Beauvoir em 1967
Simone de Beauvoir em 1967 Foto: Moshe Milner [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]

No dia 24 de maio de 2019, completam-se 70 anos da publicação da primeira edição de O segundo Sexo, uma das obras fundamentais da teoria feminista. Escrito pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, o livro analisa as condições sociais, políticas e sexuais das mulheres na sociedade. 

O trabalho foi publicado no Brasil em duas edições: a primeira, intitulada Fatos e mitos, promove a reflexão sobre os tabus que envolvem ser mulher na sociedade; a segunda edição, A experiência vivida, analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política. 

O Segundo Sexo foi escrito em pouco mais de um ano e lançado em 1949, quando Simone de Beauvoir tinha 38 anos. Na época, o lançamento foi um divisor de águas no pensamento feminista, quando o conservadorismo impunha diversas proibições à vida das mulheres.

A professora Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), falou sobre a importância do livro O segundo sexo, em entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Produção: Giulliana Santos e Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael