Arte e Cultura

Oficinas com seleção têm prazo de inscrições estendido até o dia 12

O prazo de inscrições de três oficinas do Festival de Inverno da UFMG que exigem seleção foi prorrogado até terça-feira, 12 de julho. Experimentos de si: o corpo como espaço de travessiaLaboratório Trans e Performance: percepções e ilusões.

A seleção dos candidatos que se inscreveram até o dia 6 será feita na data prevista, com divulgação do resultado por e-mail na segunda-feira, 11. Os inscritos de 7 a 12 receberão retorno no dia 14.

Frame do vídeo Transverso, que mistura música, poesia e desenho, dirigido por Rodrigo Campos, do Laboratório Trans
Frame do vídeo Transverso, que mistura música, poesia e desenho, dirigido por Rodrigo Campos, do Laboratório Trans Divulgação

Desenvolver um ambiente interdisciplinar nas criações artísticas é a proposta da oficina Laboratório Trans, que será mediada pelo artista multimídia Rodrigo Campos. A oficina, de caráter prático, é direcionada a artistas que trabalham com corpo, voz, texto, imagem e som. Para Campos, o objetivo é propiciar o encontro entre artistas de linguagens distintas, experimentar formas híbridas de criação e tensionar as fronteiras que separam campos artísticos.

Ministrada pela pesquisadora, bailarina e diretora na área de dança e teatro, Carla Normagna, também professora da UFRJ, Experimentos de si reflete sobre como os modos de pensar-praticar o corpo são, ao mesmo tempo, modos de pensar-praticar a subjetividade e de de se fazer sujeito.

Performance: percepções e ilusões será conduzida pela professora Paola Rettore. Ela explica que o curso recebeu esse nome porque remete à ideia de que a sensibilidade é um canal para as percepções da pessoa, e que estas são o veículo de entendimento do mundo, podendo configurar ilusões. “Com o uso da imaginação, as percepções podem se tornar ilusões”, afirma a professora, que é performer, pedagoga, especialista em arte e contemporaneidade pela Uemg e mestre em artes pela UFMG.

Outras oficinas
Para outras oficinas e aulas abertas, as inscrições podem ser feitas até 13 de julho e não há seleção. Estão esgotadas as vagas para as oficinas A imagem da palavra e a palavra na imagem, Cerâmica xakriabá, Criação do movimento no desenho animado, Documentários fotográficos e para o minicurso Mitologias: espaço e tempo. No caso das aulas abertas, não há necessidade de se inscrever, exceto para as pessoas que desejam certificado.

Os eventos culturais são abertos e sujeitos à lotação dos espaços.

As inscrições em todas as oficinas e aulas abertas devem ser feitas on-line. A programação completa está disponível no site do Festival de Inverno.

Territórios e trânsito
Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, o 48º Festival de Inverno será realizado de 15 a 23 de Julho. Todas as atividades, gratuitas, ocorrerão em Belo Horizonte: campus Pampulha, Centro, Funcionários, Barreiro, Santa Efigênia, Santa Lúcia e Venda Nova.

O tema desta edição é Territórios culturais de trânsito – artes visuais, tradições, filosofias, performances, teatros, ciência, danças e artes audiovisuais. A ideia é promover o trânsito entre as experiências e os processos de criação em artes com outros saberes e territórios culturais, abrindo caminhos para acolher diversos sujeitos, pensamentos, processos e histórias.