Arte e Cultura

Organizador de 'Passagens, de Walter Benjamin, é entrevistado no programa Noite Ilustrada

Editora UFMG lançou, recentemente, 3ª reimpressão da obra do pensador alemão

Obra de Walter Benjamin incorpora recursos poéticos mesmo tratando de análises historiográficas
Obra de Walter Benjamin incorpora recursos poéticos mesmo tratando de análises historiográficas Reprodução

Passagens é uma obra monumental de Walter Benjamin, filósofo alemão que suicidou-se em decorrência da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O trabalho do pensador judeu se estendeu sobre diversos campos da experiência humana: política, literatura, religião, arte, economia, entre outras. Também por isso, Benjamin tornou-se incontornável para compreensão da chegada da modernidade no mundo ocidental. 

Ao longo das mais de mil páginas de Passagens, Walter Benjamin mostra a transformação do mundo, concentrada na cidade de Paris. Por meio de imagens, o pensador propõe uma perspectiva própria de análise histórica. O livro é bastante requisitado e acaba de ser reimpresso pela Editora UFMG. 

O programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 9, convidou Willi Bolle, professor titular sênior de literatura na USP e organizador da edição brasileira da obra. A entrevista abordou, entre vários aspectos, características de Walter Benjamin e a representatividade da obra Passagens. “Benjamin tem inspirado muitas reflexões, e o Brasil tem sido uma das culturas que mais receberam o autor”, destacou Bolle.

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael