Saúde

Os benefícios da dança para os idosos

Atividade é opção na UFMG; professora esclarece como movimentos podem prevenir e tratar doenças

De acordo com estimativas, o Brasil deve chegar a 31,8 milhões de pessoas idosas em 2025. Envelhecer com qualidade de vida e se manter com saúde na terceira idade são desafios que a dança pode ajudar a superar, de acordo com a professora do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Lygia Paccini Lustosa. Em entrevista à TV UFMG, a pesquisadora esclarece de que forma os movimentos podem prevenir e tratar doenças comuns nessa faixa etária.

Uma possibilidade de dança, oferecida na UFMG, é a dança Sênior, trazida da Alemanha para o Brasil na década de 1970. A atividade é praticada periodicamente por um grupo de pessoas da Associação dos Aposentados Técnico-administrativos do Campus Saúde (Afamed). Com 32 anos de fundação, a entidade, sediada na Faculdade de Medicina da UFMG, promove lazer, qualidade de vida e inclusão cultural dos funcionários aposentados.

Interessados em praticar as aulas de dança sênior podem buscar mais informações na Afamed, pelo telefone 3409-9742. As atividades são realizadas toda quarta-feira, de 14 às 17 horas, no Ambulatório de Movimento da Faculdade de Medicina da UFMG, no andar térreo.

Ficha técnica:
Produção e reportagem: Soraya Fidelis
Imagens: Ravik Gomes
Edição: Marcia Botelho