Coberturas especiais

Ouça série sobre o papel da escola no combate à violência sofrida por estudantes

Produção da Rádio UFMG Educativa aborda lei federal que torna obrigatória a capacitação de professores para identificar agressões contra crianças e adolescentes

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), veiculou nesta semana a série Educar e proteger, cujo tema é a lei federal 14.679, em vigor desde setembro de 2023. A norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que passou a incluir, entre os fundamentos da formação dos profissionais da educação, a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes e o apoio à capacitação contínua para identificação de maus-tratos, de negligência e de violência sexual praticados contra estudantes.

Transmitida nesta quarta-feira, 17 de janeiro, a terceira e última reportagem da série discute como a lei 14.679/2023 poderá provocar mudanças na organização das escolas e na capacitação de professores. O envolvimento não só de profissionais da educação, mas também de psicólogos e especialistas de outras áreas, é apontado por pesquisadores como fundamental para promover a proteção dos estudantes.

Thais
A psicóloga Thaís Aquiles é uma das entrevistadas da terceira reportagemArquivo pessoal

A primeira reportagem, veiculada na segunda-feira, 15, destaca a importância da lei e o papel da escola na proteção de criança e adolescentes, diante do fato de que a maior parte dos casos de violência contra menores ocorre no ambiente doméstico e familiar. Na segunda reportagem, que foi ao ar na terça-feira, 16, são apresentadas ações já realizadas por escolas das redes pública e privada para proteger seus estudantes, além dos principais desafios e dificuldades enfrentados por professores para agir de forma qualificada nesses casos.

Ouça aqui a primeira reportagem da série:

Ouça a segunda reportagem da série:

Ouça a terceira reportagem da série:

A série Educar e proteger foi produzida por Alessandra Ribeiro, Alice Pimenta, Bella Corrêa e Tiago de Holanda, com trabalhos técnicos de Breno Rodrigues e Clarice Oliveira. O conteúdo também está disponível no Soundcloud e no Spotify.

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) é uma mídia do Centro de Comunicação da UFMG em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).