Saúde

Outubro Rosa: UFMG promove ações educativas sobre o câncer de mama

Tumor que mais acomete as mulheres tem alta chance de cura com diagnóstico precoce

A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990 para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o controle do câncer de mama. O tumor é o tipo que mais acomete a população feminina em todo o mundo. No Brasil, o câncer de mama é o mais comum, depois do câncer de pele não melanoma.  Na UFMG, iniciativas como a apresentada nesta reportagem da TV UFMG buscam a prevenção e conscientização. 

 

Câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer estimou 66 mil novos casos da doença no período de 2020 a 2022, cerca de 8 mil deles em Minas Gerais.  Nos homens, os casos correspondem  a apenas 1% do total de acordo com o  Inca.  

Em sintonia com a campanha Outubro Rosa, projetos de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolvem ações educativas para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o controle do câncer de mama.  

Em entrevista para a TV UFMG, a professora Mariana Felisbino e  a estudante Mariana Tavares da Escola de Enfermagem,  Alba Roberta, técnica em Enfermagem e as professoras Críssia Fontainha e Talita Santos da Faculdade de Medicina reforçam a importância da atenção com as mamas e com a saúde integral e humanizada.  

Projetos  

O projeto de extensão Gênero, Empoderamento, Cuidado e Autonomia (GECA) promove assistência integralizada à saúde da mulher. Realizado pela Escola de Enfermagem, o GECA surge em 2014 para construir uma assistência mais humanizada à mulher e não apenas uma visão reducionista do corpo feminino como ser reprodutor. Suas atividades ocorrem no Centro de Saúde Padre Fernando de Mello, no bairro Santa Cruz, na região noroeste de Belo Horizonte.  

O projeto de pesquisa “Cenário da Radiologia no Hospital Universitário Assistencial do SUS” e o projeto de extensão “Assistência na radiologia: Aproximando as vivências da universidade, do hospital público e da comunidade”  são vinculados desenvolvidos na Unidade de Diagnóstico do Hospital das Clínicas da UFMG desde 2017  com  professores do Curso Superior de Tecnologia  em Radiologia vinculados ao departamento de Anatomia e Imagem (IMA) desenvolvendo ações de extensão educativas na sociedade sobre mitos e verdades sobre a mamografia e ouvindo os relatos das mulheres sobre os medos e dúvidas que possuem. Estes projetos fazem parte do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia parceria com o Programa de Desinformação do STF.  

Serviço 
A porta de entrada para a prevenção do câncer de mama são as Unidades Básicas de Saúde. O Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC-UFMG/EBESERTH) realiza o tratamento completo dos pacientes, desde o diagnóstico e o tratamento à cirurgia e reconstrução mamária, se necessária. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicóloga, assistente social e equipe administrativa realiza, em média, 430 atendimentos por mês.   

Equipe: Soraya Fideles (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo) 

Soraya Fideles