Pesquisa e Inovação

Paisagem imaginada e poder religioso: dissertação analisa projeto da Catedral Cristo Rei

Trabalho é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Projeto da Catedral Cristo Rei da Arquidiocese de Belo Horizonte
Projeto da Catedral Cristo Rei, em Belo HorizonteArquidiocese de Belo Horizonte

Em construção no bairro Juliana, na região Norte de BH, a catedral Cristo Rei foi um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer. A proposta da construção de uma catedral para a capital mineira existe desde as primeiras décadas do século 20. A história remonta à instalação da diocese de Belo Horizonte, em 1921, pelo primeiro arcebispo, Dom Antônio dos Santos Cabral.

Em sua dissertação de mestrado Paisagem imaginada e poder religioso: a catedral como espelho, defendida no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, Luiz Felipe César comparou o projeto de Niemeyer com o do arquiteto austríaco Clemens Holzmeister, da década de 1940, que não chegou a ser concluído. 

Um dos conceitos trabalhados pelo pesquisador é o de “paisagem imaginada”, ou seja, aquela paisagem que se vê não apenas pelas transformações materiais e concretas, mas também pelo olhar, pelas sensações e imaginários de quem observa e pelas ideologias dominantes que a edificam. Segundo Luiz Felipe César, os dois projetos também se aproximam de outro conceito, o de ícone arquitetônico e urbanístico, que associa os poderes político e religioso à construção de um monumento.

Saiba mais no novo episódio do Aqui tem ciência:


Raio x da pesquisa:

Dissertação: Paisagem imaginada e poder religioso: a catedral como espelho
O que é: Dissertação de mestrado que analisa, com base em estudo de caso sobre o projeto da Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, a chamada paisagem imaginada, ou seja, aquela que se lê não apenas pela análise das transformações materiais e concretas, mas também pelo olhar do sujeito observador e das ideologias dominantes.
Pesquisador: Luiz Felipe César Martins de Brito
Programa de Pós-graduação: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Altamiro Sergio Mol Bessa 

Luiz Felipe César
Luiz Felipe César: elemento arquitetônico religioso tem o poder de transformar o imaginário coletivo Arquivo pessoal

O episódio 96 do programa Aqui tem ciência tem apresentação de Vinicius Luiz, com produção de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. 

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.