Paladar em obra de Italo Calvino é tema de dissertação produzida na UFMG

Formado em Letras, escritor é considerado um dos mais relevantes do século 20

Italo Calvino: literatura e paladar
Italo Calvino: literatura e paladar Domínio público

Italo Calvino foi um jornalista, contista e romancista italiano, considerado um dos escritores mais relevantes do século 20. Formado em Letras, o escritor lutou contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista, do qual desfiliou-se em 1956, com uma carta de renúncia que ficou mundialmente famosa.

Em sua dissertação de mestrado, intitulada A segunda língua: por uma leitura de paladar em Italo Calvino (disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG), Lais Mendes Velloso de Oliveira faz uma análise do conto Sob o sol-jaguar, por meio da linguagem metafórica alimentar usada por Calvino.

Nesta terça-feira, 10, a mestre em estudos literários Lais Mendes Velloso falou sobre o trabalho, desenvolvido durante no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

“A questão do espaço está muito presente nas obras de Calvino. Ele parte disso para discutir questões sobre o sujeito e sobre o encontro desse sujeito com o seu próprio sentimento”, explicou.

Grande parte das obras de Italo Calvinou, destacou Lais Mendes Velloso, trata do alimento e da comida. “Nos livros da primeira fase e também no Sob o sol-jaguar, última obra publicada por Calvino, vê-se a ideia de alimentação e de comida como um conceito que participa desse espaço”, afirmou.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-10-04-2018.mp3