Extensão

Palestras científicas e campeonato 'interdrag' movimentam penúltimo dia do Festival de Verão

Dengue, zika e chikungunya serão abordadas na primeira palestra do dia, às 10h
Dengue, zika e chikungunya serão abordadas na primeira palestra do dia, às 10h Foca Lisboa / UFMG

Na manhã desta quarta, 22, o miniauditório do Conservatório recebe as duas palestras de viés científico do Festival de Verão. Às 10h, o professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, falará sobre a A importância das infecções pelos Arbovírus (Dengue, Zica e Chikungunya) no Brasil. Ele traçará um panorama da contribuição da ciência brasileira para a compreensão dessas doenças e para o seu tratamento e prevenção.

A seguir, às 11h, a professora Sonaly Rezende, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, ministra a palestra A exclusão sanitária como causa e consequência da invisibilidade de populações rurais, na qual vai destacar as necessidades das comunidades que vivem fora dos centros urbanos brasileiros no campo do saneamento.

Sonaly Resende vai abordar soluções de saneamento na área rural
Sonaly Resende vai abordar soluções de saneamento na área rural PNSR / Equipe de campo

Outro destaque da programação do dia é o Campeonato Interdrag de Gaymada, que começa às 15h, no Parque Municipal, na Praça do Sol. A gaymada é um espetáculo performativo de rua que põe em discussão a diversidade sexual e a identidade de gênero no ambiente público por meio do tradicional jogo de queimada.

Movimento da 'gaymada'
Movimento da 'gaymada' Isabela Leite

Às 15h30, o Espaço do Conhecimento sedia a visita guiada Corpo e percepção sonora no espaço. Na atividade, o visitante é guiado de olhos vendados pelo museu, de forma a experimentar suas exposições por outros sentidos, que não a visão. Às 19h, o Centro Cultural recebe o espetáculo teatral #Cortiço. Toda a programação cultural do Festival de Verão é gratuita.

Das 19h às 23h, o público ainda poderá conferir, na fachada digital do Espaço do Conhecimento, a mostra Lira, de Caroline Andrade, que integra a exposição fotográfica Universos (in)visíveis.