Notícias Externas

Personagem belga Tintim completa 90 anos

Tradutor Érico Assis falou sobre as histórias do repórter, em entrevista ao programa Universo Literário

Tintim e seu fiel amigo, o cão Milu
Tintim e seu fiel amigo, o cão Milu Domingos Moreira / CC BY-NC-ND 2.0 / Flickr: https://bit.ly/2ME6GSg

Há 90 anos, o jovem repórter belga Tintim ganhava sua primeira história. Em janeiro de 1929, Tintim e seu inseparável cão Milu apareceram pela primeira vez nas páginas de um jornal da Bélgica. Ao lado de personagens como o Capitão Haddock, o genial professor Girassol, e os atrapalhados detetives Dupond e Dupont, Tintim se tornou um dos grandes heróis das HQ’s e estrela de 24 histórias.

Criado pelo escritor, artista e desenhista belga Hergé, as aventuras do repórter e viajante ficaram mundialmente conhecidas. Uma das características marcantes nas séries de Tintim é o humor levado para as cenas de ação.

As histórias protagonizadas por ele são ambientadas em períodos contemporâneos do autor, tais como a insurreição bolchevique na Rússia, a Segunda Guerra Mundial e o período em que naves espaciais aterrissaram na Lua. A relação do personagem com esses eventos causou grande polêmica em torno da produção de Hergé.

Nesta segunda-feira, 21, Érico Assis, um dos tradutores de Timtim no Brasil, falou sobre as histórias do personagem, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória