Pesquisa avalia reabilitação de vítimas de AVC
Estudo busca voluntários; objetivo é desenvolver exercícios para aumentar a capacidade motora
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de incapacidade do Brasil e ocupa a segunda posição em número de mortes, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde.
Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, desenvolvida por meio do Projeto AVC, está selecionando voluntários que já tiveram a doença para fazer acompanhamento fisioterapêutico. O objetivo do estudo é desenvolver exercícios capazes de aumentar a capacidade motora dos pacientes.
Para se candidatar, o interessado deve ter mais de 20 anos, ter sofrido o AVC há mais de seis meses, não estar realizando nenhum tratamento ou atividade física, não sentir dores ou apresentar outros problemas de saúde que possam interferir no estudo e não apresentar alterações cognitivas.
Interessados em participar da pesquisa devem agendar uma avaliação pelo telefone (31) 3409-7402, às terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, ou pelo e-mail: ufmgprojetoavc@gmail.com. As atividades ocorrem na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), campus Pampulha, e na Faculdade de Medicina, campus Saúde.
A TV UFMG produziu um vídeo sobre o projeto:
Entrevistadas: Christina Faria (professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO - UFMG) e Larissa Aguiar (doutoranda da EEFFTO - UFMG)
Produção: Josué Gomes
Reportagem: Rodrigo Salgado
Imagens: Samuel do Vale
Edição de imagens: Aline Garcia
Trilha: If You Stay - Jahzzar