Pesquisa e Inovação

Pesquisa premiada investiga como política externa pode favorecer comércio exterior

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG é tema do novo episódio do ‘Aqui tem Ciência’, da Rádio UFMG Educativa

x
Fluxos comerciais sofrem influência da política externaEngin_Akyurt I Pixabay

Entre os cem principais parceiros comerciais do Brasil no período de 1985 a 2018,  50 países concentram 90% do fluxo comercial brasileiro, com destaque para a Argentina e a China. Este é um dos resultados apresentados na tese de doutorado do pesquisador Mario Schettino Valente, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG.

O trabalho Política externa e desenvolvimento no Brasil (1985-2018): os efeitos da ação externa do Estado Brasileiro sobre comércio exterior recebeu menção honrosa no Concurso Anpocs de Teses e Dissertações 2021, promovido pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

O autor investigou quais instrumentos de política externa são mais eficazes para promover o comércio exterior, e se a política externa, enquanto política pública, produz efeitos gerais ou concentrados em diferentes categorias de produtos exportados e importados. Ele analisou os efeitos de acordos comerciais, das missões presidenciais internacionais, da abertura de embaixadas, do total de exportações e importações e dos setores de produtos comercializados sobre o comércio exterior.

Saiba mais no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.


Raio-x da pesquisa
Tese: Política externa e desenvolvimento no Brasil (1985-2018): os efeitos da ação externa do Estado Brasileiro sobre comércio exterior
O que é: Tese de doutorado que parte da perspectiva da avaliação de políticas públicas como um campo de pesquisa em Ciência Política para verificar os efeitos da política externa no comércio exterior.
Pesquisador: Mario Schettino Valente
Ano da defesa: 2021
Programa de Pós-graduação: Ciência Política
Orientador: Dawisson Belém Lopes
Financiamento: Capes

Schettino:
Schettino: acordos como a abertura de embaixadas influenciam nas exportações Acervo pessoal

O episódio 95 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

 O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade.
 
O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.