Pesquisador que mudou o rumo da fisiologia cardíaca fará conferência nesta quarta, no campus Pampulha

A apresentação será em inglês, sem tradução, aberta ao público geral
A apresentação será em inglês, sem tradução, aberta ao público geral Divulgação

Na próxima quarta, 23, a partir das 9h, no CAD1, campus Pampulha, o professor Jonathan Lederer [foto], da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (EUA), fará a palestra Mitochondrial signaling in the heart. Lederer é um dos maiores nomes da pesquisa cardíaca, em nível global. A apresentação será em inglês, sem tradução, aberta ao público geral.

Segundo a responsável pelo evento, professora Sílvia Guatimosim, do Laboratório de Sinalização do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), as descobertas de Lederer mudaram fundamentalmente os estudos da fisiologia cardíaca e contribuíram para outras descobertas cruciais que mudaram a visão da biologia cardíaca e da medicina.

Na apresentação desta semana, o cientista vai abordar a importância do papel da mitocôndria nos estudos das doenças do coração. Sílvia Guatimosim explica que o entendimento do funcionamento dessa organela e suas peculiaridades tem sido extremamente importante para a compreensão de várias doenças cardíacas.

“Especialmente porque a mitocôndria tem sido ligada ao processo de apoptose, ao envelhecimento e, mais recentemente, à contração cardíaca”, afirma. Apoptose, também chamada de morte celular programada, é um processo básico para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos.

Lederer participou da descoberta das chamadas Sparks de cálcio, unidade primária de liberação de cálcio no coração, de enorme importância para o seu funcionamento. Recentemente, seu grupo contribuiu para encontrar o X-ROS signaling: uma via ativada no coração em resposta ao estiramento do cardiomiócito, a célula cardíaca, responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio que controlam a liberação de cálcio para o devido funcionamento dessa célula.

“Enquanto era estudante na Yale University, Lederer participou na descoberta de uma corrente ativada por íons Ca2+, que hoje é reconhecida como um mecanismo causador de arritmias cardíacas.

"Atualmente, o trabalho dele está centrado na biologia mitocondrial” comenta a professora do ICB.

A vinda do cientista ao Brasil integra projeto de colaboração de seu laboratório com o de Silvia Guatimosim, no ICB. A palestra será no auditório 2, quarto andar do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD 1).

(Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)