Pesquisa e Inovação

Pesquisadora revela atualidade da obra de Manoel Bomfim, pensador do republicanismo

Análise sobre o trabalho do autor, realizada no mestrado em Ciência Política, é tema do novo episódio do ‘Aqui tem Ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Marina Naves: Manuel Bonfim inaugurou nova perspectiva do pensamento político brasileiro
Marina Naves: Manuel Bomfim inaugurou nova perspectiva do pensamento político brasileiro Foto: Bruno Pereira | Rádio UFMG Educativa

Em um momento chave para a construção do Brasil contemporâneo, a Primeira República, surgia um pensador que só seria descoberto décadas mais tarde pelo escritor e antropólogo Darcy Ribeiro durante o exílio no Uruguai: o sergipano Manoel Bomfim, radicado no Rio de Janeiro. 

O sergipano Manoel Bonfim
Manoel Bomfim: autor emergiu durante a Primeira RepúblicaFoto: Domínio público

A obra de Bomfim foi objeto de estudo da pesquisadora Marina Naves, mestra em Ciência Política pela UFMG. Ela analisou parte da obra política do autor, datada do início do século 20, em meio a uma vasta produção que inclui textos das áreas de medicina, psicologia, pedagogia, entre outras.

Na visão da cientista política, um dos aspectos inovadores da produção de Bomfim foi vincular a defesa da soberania popular à crítica das políticas oligárquicas do Estado brasileiro. Segundo ela, o autor identificou o conservadorismo persistente na dinâmica das classes políticas e questionou teorias raciais utilizadas para justificar as desigualdades do país.

“De forma inédita no início do século 20, Manoel Bomfim conseguiu conectar os impasses democráticos aos impasses das questões sociais, por isso ele é um autor que apresenta uma nova perspectiva do pensamento político brasileiro”, afirma Naves, ao justificar a atualidade da obra do pensador.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:


Raio-x da pesquisa

Título: Manoel Bomfim e a crítica republicana democrática: uma nova tradição interpretativa do Brasil

Autora: Marina Naves

O que é: dissertação de mestrado que analisa a obra de Manoel Bomfim, pensador que emergiu durante a Primeira República no Brasil e defendia a soberania popular em oposição às políticas oligárquicas.

Programa de Pós-graduação: Ciência Política

Orientador: Juarez Rocha Guimarães

Financiamento: Fapemig

O episódio 162 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade.

O programa vai ao ar na página da emissora e na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify