Saúde

Escola de Enfermagem desenvolve aplicativo para orientar profissionais na notificação de violências

Ferramenta será lançada na próxima quarta-feira, 16

App orienta sobre notificação de casos de violência, entre as quais, a violência contra a mulher
Aplicativo sobre notificação de casos de violência, entre as quais, a violência contra a mulher Foto: Paulo H. Carvalho | Agência Brasília

Um aplicativo que vai capacitar profissionais da saúde, educação e assistência social para o reconhecimento de casos de violência será lançado na próxima quarta-feira, 16, em evento transmitido pelo canal da Escola de Enfermagem da UFMG no YouTube. O app foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Observatório de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. 

Batizada como NotiVIVA, a ferramenta também vai orientar profissionais acerca do preenchimento da Ficha de Notificação Individual – instrumento utilizado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Outra funcionalidade oferecida pela aplicação é o apoio a encaminhamentos de casos suspeitos ou confirmados de violência, nos diferentes grupos populacionais, para a rede de atenção à saúde e proteção social.

A professora Deborah Carvalho Malta, coordenadora do grupo de pesquisa, explica que a violência é um grave problema de saúde pública, por conta dos problemas que causa para indivíduos, famílias e sociedades, contribuindo substancialmente para o aumento dos custos com saúde, o ônus social, a perda da qualidade de vida e de produtividade.

“Espera-se que o aplicativo contribua para a melhoria contínua da vigilância de violências, apoie na identificação dos casos e forneça evidências para o enfrentamento das violências no Brasil”, avalia.

Notificação é compulsória
Deborah Malta lembra que, desde 2011, a notificação de violências é obrigatória em todos os serviços de saúde. Contudo, há uma heterogeneidade nas taxas de notificação entre as macrorregiões geográficas e baixa qualidade no preenchimento das fichas de notificação. Segundo a professora, a partir de 2020, caíram as taxas de notificações, provavelmente em decorrência da pandemia de covid-19. 

“Essa notificação tem a finalidade de dar visibilidade à magnitude e à gravidade desse relevante problema social e de saúde. Além disso, contribui para o enfrentamento efetivo da violência no país. Os serviços de saúde e seus profissionais estão em posição estratégica para identificar, acolher e registrar os casos para embasar as ações de vigilância em saúde”, enfatiza.

Desenvolvido para os sistemas operacionais iOS (versão 5) e Android (versão 6), NotiVIVA é um aplicativo off-line (funciona sem internet), gratuito e de desenvolvimento híbrido, o que garante acesso rápido e prático ao conteúdo informativo. 

Programação do evento
10h - Abertura: Deborah Malta (UFMG) e Giovanny França (Ministério da Saúde)
10h30 - Apresentação do aplicativo e suas funcionalidades: Adalgisa Ribeiro, Elaine Machado (ambas da UFMG) e Márcia Camargos (Centro de Telessaúde do HC/UFMG)
11h - Comentários das convidadas: Patrícia de Oliveira (Ministério da Saúde), Marta Silva (SMS – Goiânia; HC/UFG) e Fátima Marinho (Vital Strategies)
11h15 – Perguntas do público
11h30 - Encerramento: Deborah Malta

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem