Pesquisa e Inovação

Pesquisadores e empresas avaliam potencial do lítio

Workshop sobre aplicações do mineral será realizado no campus Pampulha em 25 de abril

Baterias produzidas pelo Lítio têm durabilidade de 8 a 10 anos.
Baterias produzidas com lítio têm durabilidade de 8 a 10 anosPixabay - Free License

Mineral estratégico, com grande potencial de aplicação nas indústrias química, metalúrgica, eletrônica e nuclear, o lítio será tema de workshop que reunirá pesquisadores da UFMG e representantes de empresas no dia 25 de abril, das 9h às 15h30, no auditório da Reitoria.

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), o Workshop Lítio UFMG 2019 contará com palestras técnicas focadas em mineração, pesquisa e desenvolvimento (P&D), oportunidades econômicas e uma mesa-redonda. Estudos recentes indicam que Minas Gerais concentra reservas significativas do mineral, cujo uso pela indústria eletroeletrônica de alta tecnologia vem crescendo a cada ano, impulsionado, principalmente, pela produção de baterias automotivas e de telefones móveis.

Haverá espaços para discussões temáticas entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de colaboração entre academia e empresas do setor. Pessoas que estão se preparando para trabalhar na área também poderão se inteirar das possibilidades de mercado oferecidas pela indústria associada ao lítio.

O evento tem apoio dos departamentos de Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e de Engenharia de Minas, da Escola de Engenharia, e também da Pró-reitoria de Pesquisa. A comissão organizadora é coordenada pelo professor José Marcos, do ICEx, com participação dos professores Estevam Las Casas, diretor do IEAT, e Roberto Galery, da Escola de Engenharia.

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Mais informações estão disponíveis no site do IEAT.