Extensão

‘Pílulas de extensão’ são atração de nova temporada da Rádio Terceiro Andar

Podcasts abordam os projetos 'Viva música', 'Domingo no campus', 'Polo do Jequitinhonha', 'Nós gostamos de copa', entre outros

Equipe envolvida na produção da 12ª temporada da Rádio Terceiro Andar
Equipe envolvida na produção da 12ª temporada da Rádio Terceiro Andar Foto: Rádio Terceiro Andar

Rádio Terceiro Andar lançou, pela quarta vez, a série de pílulas sobre atividades de extensão da UFMG. A produção dá o tom da 12ª temporada do projeto, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG).

Os episódios são produzidos e apresentados por estudantes do Departamento de Comunicação Social (DCS), sob a coordenação dos professores Phellipy Jácome e Sônia Pessoa. Os programas podem ser escutados nas principais plataformas digitais de áudio.

Em campo
O primeiro podcast teve como tema Nós gostamos de copa, que reviveu a cobertura da Copa do Mundo de futebol de 2018 pelo projeto de extensão homônimo, em parceria com a Rádio UFMG Educativa.

No programa, os estudantes Lucas Sant’Ana e Guilherme Novais entrevistam a professora Sônia Pessoa e o jornalista e ex-aluno da UFMG João Pedro Viegas, que falam da emoção de cobrir um evento esportivo de grandes proporções.

‘Pílulas de extensão’ tem episódios dedicados aos projetos Viva Música, Domingo no Campus e Polo Jequitinhonha.

O Polo ganhou episódios sobre a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha e sobre as duas mulheres homenageadas na edição de 2022: Dona Elza Có, guardiã da cultura do Vale, e a líder Pataxó Gesilene Braz.  

Formação e visibilidade
As pílulas têm o apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O projeto surgiu durante a pandemia da covid-19 como alternativa de divulgação da extensão no período de distanciamento social. 

A edição anterior, no primeiro semestre de 2022, teve a participação de mais de 40 iniciativas. As atividades desenvolvidas contribuem para a formação dos estudantes e a visibilidade das ações participantes entre as comunidades interna e externa à Universidade. 

Sobre o projeto
Projeto de ensino, pesquisa e extensão, a Rádio Terceiro Andar leva esse nome em referência ao local da Fafich onde fica seu estúdio de produção.

Todo o conteúdo produzido pode ser encontrado no site do projeto e na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). Na emissora, a transmissão das pílulas ocorre às terças-feiras, às 16h15. A Rádio Terceiro Andar também está no Facebook e no Instagram

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex