Pesquisa e Inovação

PoLiVirUS: inteligência artificial desenvolvida na UFMG identifica doenças virais

Plataforma realiza diagnóstico rápido de Sars-CoV-2, dengue e zika

Em esforço conjunto de pesquisadores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, foi desenvolvida uma plataforma capaz de realizar diagnósticos de doenças virais como dengue, zika e Sars-CoV-2. O método é baseado em uma combinação de espectroscopia óptica e inteligência artificial, que funciona por meio da comparação entre células infectadas e amostras não infectadas.

Segundo Paulo Henrique Amaral, residente de pós-doutorado do Departamento de Física do ICEx UFMG e um dos integrantes do grupo desenvolvedor da tecnologia, o método é preciso, rápido e mais barato, já que não exige a presença de reagentes nem a importação de insumos. Além de Paulo Henrique, o estudo tem coautoria da pesquisadora Lídia Maria de Andrade, do professor Juan González (ambos do ICEx) e de Flávio Guimarães da Fonseca, docente do Departamento de Microbiologia (ICB UFMG).

Ficha técnica: Artur Horta (produção); Lucas Tunes (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo).