Ensino

Pós-graduação em Estudos Linguísticos oferece disciplina na área de jornalismo computacional

Aulas na modalidade de ensino remoto terão início em 20 de maio

bfdbf
Prédio da Faculdade de Letras, no campus Pampulha Foca Lisboa | UFMG

Com possibilidade de matrículas eletivas e isoladas, de alunos de graduação e pós-graduação da UFMG e da comunidade externa, o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG oferecerá, no primeiro período de 2021, a disciplina Aplicações linguísticas inteligentes: processamento de língua natural para comunicação de dados abertos e jornalismo computacional. As aulas começarão no dia 20 de maio.

A disciplina terá 60h e valerá quatro créditos, com aulas na modalidade de ensino remoto, em sessões síncronas às terças-feiras, das 14h às 17h40.

Descrição da disciplina
Dados abertos podem ser livremente utilizados, modificados e publicados sem restrições de copyright. A expansão da rede mundial de computadores tem viabilizado o crescimento da popularidade desse tipo de dado, que é disponibilizado principalmente por instituições governamentais e de pesquisa.

Nos dias de hoje, seu alto volume requer técnicas automatizadas para análise. O curso visa a apresentar fontes populares de dados abertos, técnicas
de como processá-los automaticamente e o modo de reportar seus achados.

Corpo docente da disciplina
* Adriana Silvina Pagano (doutora em Letras pela UFMG. Professora da Fale)
*Evandro Cunha (doutor em Linguística pela Universidade de Leiden, na Holanda, e em Ciência da Computação pela UFMG. Professor adjunto da Fale)
* Flavia Affonso Mayer (doutora em Linguística pela PUC-MG e professora do Departamento de Comunicação da UFPB)
*Thiago Castro Ferreira (doutor em Linguística Computacional pela Universidade de Tilburg, na Holanda, e residente pós-doutoral da Fale).

A lista de disciplinas oferecidas e as informações sobre matrículas estão disponíveis no site do Poslin ou podem ser solicitadas pelo e-mail poslin@letras.ufmg.br.