Pós-graduação em Estudos Linguísticos oferece disciplina na área de jornalismo computacional
Aulas na modalidade de ensino remoto terão início em 20 de maio
Com possibilidade de matrículas eletivas e isoladas, de alunos de graduação e pós-graduação da UFMG e da comunidade externa, o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG oferecerá, no primeiro período de 2021, a disciplina Aplicações linguísticas inteligentes: processamento de língua natural para comunicação de dados abertos e jornalismo computacional. As aulas começarão no dia 20 de maio.
A disciplina terá 60h e valerá quatro créditos, com aulas na modalidade de ensino remoto, em sessões síncronas às terças-feiras, das 14h às 17h40.
Descrição da disciplina
Dados abertos podem ser livremente utilizados, modificados e publicados sem restrições de copyright. A expansão da rede mundial de computadores tem viabilizado o crescimento da popularidade desse tipo de dado, que é disponibilizado principalmente por instituições governamentais e de pesquisa.
Nos dias de hoje, seu alto volume requer técnicas automatizadas para análise. O curso visa a apresentar fontes populares de dados abertos, técnicas
de como processá-los automaticamente e o modo de reportar seus achados.
Corpo docente da disciplina
* Adriana Silvina Pagano (doutora em Letras pela UFMG. Professora da Fale)
*Evandro Cunha (doutor em Linguística pela Universidade de Leiden, na Holanda, e em Ciência da Computação pela UFMG. Professor adjunto da Fale)
* Flavia Affonso Mayer (doutora em Linguística pela PUC-MG e professora do Departamento de Comunicação da UFPB)
*Thiago Castro Ferreira (doutor em Linguística Computacional pela Universidade de Tilburg, na Holanda, e residente pós-doutoral da Fale).
A lista de disciplinas oferecidas e as informações sobre matrículas estão disponíveis no site do Poslin ou podem ser solicitadas pelo e-mail poslin@letras.ufmg.br.