Prae vai apoiar atividades de acolhimento de calouros do primeiro semestre de 2025
Chamada aberta até 10 de janeiro contempla propostas de cunho artístico, cultural e acadêmico que deverão ser realizadas em março nos campi da UFMG
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG vai apoiar financeiramente a realização de atividades de acolhimento de calouros no primeiro semestre de 2025. As propostas, que devem ser formalizadas até 10 de janeiro, devem seguir as diretrizes da chamada 03/2024. As atividades selecionadas serão realizadas durante a programação da UFMG Aberta, em ações de recepção dos ingressantes de graduação e pós-graduação, que ocorrerá de 10 a 21 de março de 2025, nos campi da UFMG.
A chamada foi lançada no evento comemorativo dos 10 anos de criação da Prae, realizado no mês passado. Na cerimônia, a professora Vanessa Veiga de Oliveira, diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes, ressaltou a importância do período de acolhimento como parte da política de permanência estudantil com vistas a uma UFMG mais inclusiva e democrática. “A permanência é o coração da Prae. A gente está o tempo todo pensando e escutando os alunos e a Universidade sobre o que precisa ser feito para a permanência desses alunos. A recepção é um elemento crucial dessa permanência, que deve ser pensada desde o primeiro dia do aluno na Universidade”, disse.
Inscrições
As inscrições de projetos devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Poderão se cadastrar estudantes de graduação ou pós-graduação da UFMG, devidamente matriculados e frequentes. Cada proponente pode submeter uma proposta para avaliação e seleção. Serão apoiadas atividades organizadas por coletivos de estudantes da UFMG, ou seja, agrupamentos organizados e reconhecidos pelo movimento estudantil, pelas estruturas acadêmicas e organizações similares.
As atividades a serem financiadas podem ser de natureza artística, cultural e/ou acadêmica, como exposições, oficinas, mesas- redondas, exibições audiovisuais, apresentações musicais, de dança, performance ou teatro, saraus, slams e batalhas, além de atividades esportivas, de lazer e de convivência. Os recursos são destinados exclusivamente para apoio à realização da atividade proposta e poderão ser utilizados para aquisição ou locação de materiais de consumo, transporte e alimentação – é vedado o pagamento a terceiros.
A divulgação do resultado final da chamada pública está prevista para 31 de janeiro. Outras informações estão disponíveis nos canais institucionais da Prae.