Pessoas

Premiada estudante de Música da UFMG relembra jornada em entrevista ao programa Expresso 104,5

“Fico muito feliz em trazer essa mensagem de que o sonho e o trabalho, quando unidos, costumam trazer bons resultados”, conta a pianista Gabriela Vieira

A pianista, estudante e professora usa as redes sociais para auxiliar músicos iniciantes e amadores
A pianista, estudante e professora usa as redes sociais para auxiliar músicos iniciantes e amadores Divulgação


Gabriela Vieira, estudante do curso de Música da UFMG, recebeu neste ano diversas premiações em Concursos Nacionais de piano. A aluna que cursa o 5º período do bacharelado em piano conquistou neste mês o 2º lugar no Concurso Nacional de Piano Souza Lima. Ainda nesse semestre, recebeu o 1° prêmio no Concurso Nacional de Piano Abraão Calil Neto, além do título de melhor intérprete do compositor Rodrigo Lima, homenageado no evento. 

A música sempre esteve presente na vida da jovem, que desde a infância buscou oportunidades de desenvolver suas habilidades. Ao longo desse caminho, passou por vários instrumentos, até se encontrar com o piano, aos 16 anos. Foi então que decidiu se dedicar à graduação no instrumento. “A minha ideia era entrar na faculdade de música. Minha intenção era fazer música até com uma caixinha de fósforo”, compartilhou a estudante da Escola de Música da UFMG em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta quarta-feira, 15.

Para a pianista, a transição de seus passeios por diferentes instrumentos para um único foi como sair de uma vida de solteira para uma vida de casada. Gabriela começou a se dedicar exclusivamente ao piano com o apoio de uma professora, que a preparou para o vestibular. Ela explicou que o curso acadêmico de música exige que o aluno saiba um pouco do seu ofício antes da faculdade, onde isso é aprimorado e, então, é possível desenvolver uma bagagem musical, tanto prática quanto teórica. 

A convidada deu detalhes sobre o funcionamento dos concursos de piano e destacou a importância da interpretação para um pianista. “O papel do intérprete é justamente conseguir pegar a partitura e transformá-la não em sons simultâneos, mas em música, porque a música é uma arte. Então você olha pra partitura e com seu conhecimento de história, de teoria e de harmonia você faz as escolhas que você acredita que sejam mais adequadas e além disso coloca sua personalidade musical naquela interpretação”, avaliou. 

A entrevistada também  é professora e compartilha dicas de aprendizado para auxiliar aqueles que estão começando na jornada. Ela contou que ainda hoje se pega descobrindo coisas novas e defendeu que existem certas lacunas de aprendizado que geralmente aparecem na história de muitos músicos brasileiros devido à falta de uma tradição de ensino consolidado de música no país. A pianista ainda enfatizou uma combinação exitosa em sua carreira. “Fico muito feliz em trazer essa mensagem de esperança, de que o sonho e o trabalho, quando unidos, costumam trazer bons resultados”, aconselhou Gabriela Vieira.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A pianista compartilha sua trajetória musical, seus processos criativos e dicas de aprendizagem através do Instagram.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas