Saúde

Prevenção combinada reduz riscos de contaminação pelo HIV

Mais de 800 mil brasileiros vivem com o vírus; profilaxia foi incorporada ao SUS no ano passado

Cerca de 830 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil, de acordo com último Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado pelo Ministério da Saúde em 2017. A Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) é um dos métodos utilizados na prevenção ao vírus, o que não descarta o uso de outros. A chamada prevenção combinada inclui testes de HIV, a Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP) e o uso de preservativo – masculino e feminino.

A PrEp reúne dois antirretrovirais, medicamentos usados para o tratamento de infecções por HIV. Ela deve ser ministrada de forma contínua, com proteção após sete dias para sexo anal e 20 dias para vaginal. A medida foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2017. A PrEP é mais um método de prevenção ao HIV, não apresentando efeitos protetivos a outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como cancro, gonorreia e sífilis. O uso de preservativos continua sendo a melhor forma de prevenção às IST.

A PrEP é indicada para profissionais do sexo, homens que se relacionam sexualmente com outros homens e casais sorodiferentes – quando uma pessoa na relação possui o vírus e a outra não. Saiba mais na entrevista com o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Mateus Westin.

Mais informações sobre o PrEP na página do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde.

Ficha técnica

Entrevistado: Mateus Westin (professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG)
Produção: Josué Gomes e Pablo Nogueira
Reportagem: Josué Gomes
Imagens: Cássio de Jesus
Edição de imagens: Otávio Zonatto