Ensino

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis abre chamadas para apoiar projetos de estudantes da UFMG

Registro do projeto Imagem Canto Palavra no Território Guarani e Kaiowa, que teve uma de suas etapas apoiadas na chamada lançada em 2016 Acervo Imagem Canto Palavra no Território Guarani e Kaiowa

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes de graduação estão sendo estimulados a enviar propostas de projetos de ações afirmativas e acadêmicos para serem executados com apoio financeiro da UFMG, por meio de duas chamadas lançadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As propostas para as duas modalidades devem ser enviadas até 5 de maio.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcisio Mauro Vago, a iniciativa é uma evidência de que a Universidade acredita no potencial dos estudantes para coordenar e executar projetos concebidos por eles. “Essa nossa aposta foi comprovada no ano passado. Recebemos mais de 50 projetos inscritos nas duas modalidades, e nossa dificuldade foi escolher, entre as propostas apresentadas, quais seriam selecionadas para receber aporte financeiro. Por fim, reorganizamos o orçamento e selecionamos 35 propostas distribuídas entre as duas chamadas, 15 acima do total previsto. Todos esses projetos foram realizados e apresentados na Semana do Conhecimento de 2016”, afirma.

Em 2016, os projetos acadêmicos – seminários e atividades de formação – incluíram tanto o ensino quanto as dimensões da pesquisa e da extensão. Entre os eventos organizados por estudantes, estavam o Ciclo de Linguística Alemã, a 13ª Semana do Turismo e a 32ª Semana de Engenharia Química.

A chamada direcionada às ações afirmativas, por sua vez, apoiou projetos como a oficina de montagem do programa Canto Imagem e Palavra no Território Guarani e Kaiowa e o 1º Colóquio sobre Genocídio do Povo Negro, além de trabalhos que discutiam a incorporação de saberes tradicionais e populares à medicina e questões de gênero.

Neste ano, os selecionados também deverão apresentar os trabalhos na Semana do Conhecimento. No entanto, diferentemente da primeira edição, os projetos serão avaliados para premiação. Caso não participe do evento, o estudante ficará impossibilitado de apresentar nova proposta à Prae no ano seguinte.

Além de apostar na “potência que os estudantes têm para desenvolver bons projetos”, Tarcísio Vago explica que as chamadas têm o objetivo de envolver os estudantes na UFMG não apenas como “eco de nossos projetos, mas como propositores, promovendo o debate e estimulando a Universidade a pensar por meio de projetos concebidos por eles”.

As chamadas
A Resolução nº 17/2015, do Conselho Universitário da UFMG, define como projetos de ação afirmativa aqueles que têm o objetivo de combater desigualdades e enfrentar discriminações, como racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo. Podem ser financiadas, nessa modalidade, atividades como ciclos de estudos, colóquios, conferências, congressos, debates, exposições, fóruns, mesas-redondas, palestras, workshops e similares. Leia a chamada.

Na chamada para iniciativas acadêmicas estudantis, podem concorrer projetos técnico-científicos e artístico-culturais. As propostas precisam estar articuladas a estudos, pesquisas e ações de ensino e extensão desenvolvidas nas unidades da UFMG, em todas as áreas do conhecimento, e devem ter aprovação do colegiado do curso de graduação do estudante responsável e da diretoria da unidade acadêmica correspondente. Veja a chamada.

Modelo único
Neste ano, os estudantes devem enviar a proposta obrigatoriamente por meio de modelo pré-definido pela Prae para o e-mail chamadaspraeufmg@gmail.com.

Serão contempladas dez propostas em cada uma das duas categorias, que vão receber apoio de até R$ 2 mil. Esse valor deverá ser utilizado para financiar diárias, passagens aéreas, aluguel de equipamentos, material de divulgação e compra de produtos.

As chamadas estão disponíveis no site da Prae, por meio do qual divulgadas as propostas selecionadas a partir de 19 de maio.