Pró-reitoria de Pesquisa premia vídeos de concurso que divulga as atividades de Iniciação Científica
Participaram 85 estudantes de graduação e ensino médio, e a votação teve mais de 6 mil acessos, no país e no exterior

Em cerimônia realizada esta semana, no campus Pampulha, foram apresentados os vencedores da segunda edição do concurso de vídeos Eu faço IC, e você? Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PrPq), o evento premiou os trabalhos mais bem votados nas áreas de Humanidades, Vida, Natureza e Iniciação Científica Júnior. A premiação foi presidida pelo pró-reitor, Fernando Marcos Reis, e pela pró-reitora adjunta, Jacqueline Takahashi.
Concorreram 76 alunos de graduação e nove de ensino médio (do Colégio Técnico da UFMG e de outras escolas). Eles produziram vídeos de até cinco minutos em formatos diversos – animação, com cenas em laboratórios, relatos diretos etc. Os vencedores foram escolhidos por votação online. Em breve, os vídeos estarão disponíveis no canal da Pró-reitoria de Pesquisa no YouTube.
Na área de Humanidades, venceu Kayque Meira Siqueira, orientado pelo professor João Prates Romero, da Faculdade de Ciências Econômicas. Em Natureza, a mais votada foi Raissa Lauar Gonçalves Navarro da Silva, que é orientada pela professora Sonia Maria Carvalho Ribeiro, do Instituto de Geociências. Na área Vida, Ana Luiza Edna de Castro foi a vencedora; ela é orientada pela professora Simone de Vasconcelos Generoso, da Escola de Enfermagem. O prêmio de Iniciação Científica Júnior foi dado a Pâmela Eduarda Santana, que é orientada pela professora Raquel Linhares Bello de Araújo, da Faculdade de Farmácia. Eles receberam placas e certificados.
Criado em 2023, o concurso Eu faço IC, e você? contribui para ampliar as formas de divulgação das atividades de Iniciação Científica (IC) realizadas por estudantes de graduação e ensino médio utilizando metodologias que promovam o contato com a comunidade.
Oportunidade em instituição de excelência
Em palestra durante o evento, a professora Ana Paula Fernandes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), contou um pouco da sua trajetória, desde o tempo em que foi estudante de IC na graduação em Ciências Biológicas na UFMG, passando pelo período em que concluiu pós-graduação em Harvard e pelo seu ingresso na Universidade como docente e pesquisadora. “É muito importante que vocês aproveitem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, porque vocês estão numa instituição de excelência nesse campo. Amanhã vocês é que estarão aqui trazendo boas notícias sobre descobertas que vão melhorar a vida do nosso povo”, disse a pesquisadora.
Durante a cerimônia de premiação, o chefe da Divisão de Bolsas, Wildiner Bruno, destacou o sucesso e o formato do concurso. “Este ano, utilizando votação online, tivemos mais de 6 mil acessos aos vídeos inscritos. Pessoas de todas as regiões do Brasil e até de outros países visualizaram e votaram nos trabalhos participantes do concurso. Um dos vídeos teve 500 acessos”, explicou.
Finalistas
Além de Kayque Siqueira, os finalistas da área de Humanidades foram Ana Gabriela Cunha e Silva (FaE), Daiane Dias da Costa (Centro Pedagógico, CP), Debora Luiza Gomes da Silveira (Face), Izabelli Silva Soares (CP), Julia Ruiz Gomes Ferreira (CP), Leticia Gomes de Oliveira (ECI) e Stefania Augusta Pereira (Arquitetura).
Na área Natureza, chegaram à final com Raíssa Navarro da Silva os estudantes Bruna Lima Moreira, Igor Miranda Sartori e Isabella Duarte de Mesquita, todos da Engenharia.
A disputa final na área Vida reuniu, além de Ana Luiza Castro, Ana Clara Caovilla Fernandes, Guilherme Macedo Azevedo (ambos do ICB), Ana Clara Coutinho Pires (Odontologia), Breno Gustavo do Carmo (EEFFTO), Fabiana Motta Silva Tameirão (Farmácia), Nathiely Thomazzi Gonçalves e Samuel José Dornelas Ferreira (ambos da Medicina).
Além de Pâmela Santana, chegaram à etapa final em Iniciação Científica Júnior Albert Riquelme Ferreira Chaves Oliveira (ECI), Carlos Alberto Daniel Torta Pereira (Farmácia) e Vitoria Oliveira Pessoa (Odontologia).
