Proex faz balanço e debate ações com os centros de extensão

Encontro realizado nesta segunda, dia 11, reafirmou a importância da consolidação de uma cultura extensionista na UFMG

.
Cláudia Mayorga destacou os avanços e perspectivas da extensão na UFMGFoto: Eduardo Maia | Proex UFMG

A equipe da Pró-reitoria de Extensão reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 11 de março, com os representantes dos colegiados de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas e especiais da UFMG.

O encontro, realizado no Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, fez um balanço da gestão da Proex nos dois últimos anos (2022 e 2023), apresentou resultados e avanços obtidos no período e discutiu perspectivas para o período 2024-2026.

A pró-reitora Claudia Mayorga destacou que “avaliar esses dois anos é muito importante para sabermos onde estamos e aonde queremos chegar. E vocês, gestores dos colegiados de Extensão, são fundamentais nesse processo”.

O evento, que contou também com a participação da pró-reitora adjunta, professora Janice Amaral, propiciou o compartilhamento de informações entre docentes, coordenadores e secretários dos Cenex, que ainda apresentaram sugestões à Proex.

Fortalecimento
Foram apresentados avanços que estão em sintonia com as metas da gestão 2022-2026 para fortalecer a extensão como dimensão acadêmica.

Os avanços incluem a atuação ativa da Câmara de Extensão, a consolidação dos centros de extensão como colegiados acadêmicos, a revisão de normativas, o incremento e a diversificação de editais de fomento, as parcerias com as políticas públicas, as ações em rede e o fortalecimento da agenda dos direitos humanos.

Claudia Mayorga ressaltou a parceria exitosa com os centros de extensão por meio do diálogo e da escuta, o contato estreito com diretores de unidades, o atendimento continuado, a realização da primeira edição do Encontro Cenex, em setembro do ano passado, entre outras ações.

Quanto às perspectivas, foram discutidas a consolidação de uma cultura extensionista na UFMG, a interiorização da extensão, a democratização da Universidade, a formação cidadã e crítica dos estudantes e o aprofundamento do compromisso social da instituição por meio da extensão universitária.

Assessoria de Comunicação da Proex UFMG