Extensão

Curso prático sobre extensão acadêmica terá início em abril

Live de lançamento será nesta terça, 21, às 17h; formação terá quatro oficinas, de abril a julho

Atividade é direcionada a docentes e técnicos administrativos com pouco tempo de UFMG
Atividade é destinada a docentes e técnicos com pouco tempo de UFMG Foto: Comunicação Proex/UFMG

As pró-reitorias de Extensão (Proex) e Recursos Humanos (ProRH) da UFMG vão realizar, de abril a julho, a segunda edição do curso prático gratuito sobre extensão acadêmica. São 30 vagas para servidores docentes e dez para técnico-administrativos da UFMG. As inscrições para a primeira oficina começam nesta terça, 21 de março.

Também hoje, às 17h, haverá a live de lançamento do curso, com apresentação da primeira oficina, O que eu faço ou pretendo fazer é divulgação científica?. A live será transmitida pelo canal da Proex no YouTube.  

Haverá quatro oficinas neste primeiro semestre letivo. Cada uma tem seu período de inscrição, que pode ser consultado aqui, junto com outras informações. A atividade tem carga horária total de 32 horas, divididas em oito horas para cada oficina. O certificado conterá a soma das horas das oficinas de que o servidor participar.

Oficinas
Os temas das outras oficinas são Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?Como é a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex e como é o processo de avaliação da extensão na UFMG?

O critério de seleção favorece o servidor com menor tempo de atuação na UFMG. O objetivo do curso é fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas desse segmento na UFMG.

Fernanda Kelly Silva, professora da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA) desde 2020, participou da primeira edição do curso. Ela considera que a formação a ajudou na “estruturação de ideias e qualificação de propostas visando à obtenção de apoio dos editais públicos”.

Mais informações estão no site da ProRH e também podem ser solicitadas pelo e-mail dage@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3215.

Assessoria de Comunicação da Proex