Proex vai apoiar produção de materiais para as áreas de educação, ambiente e direitos humanos
Propostas poderão ser submetidas até 17 de março por servidores ativos da UFMG
A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, por meio do edital 05/2025, vai apoiar a realização de produtos extensionistas provenientes de programas e projetos de extensão destinados à educação básica e profissional pública e às áreas de direitos humanos e meio ambiente. As inscrições podem ser feitas até 17 de março por meio do Sistema de Fomento.
Servidores docentes e técnico-administrativos em efetivo exercício na Universidade podem submeter suas propostas. Serão priorizadas atividades de extensão que proponham a realização de produtos com abrangência em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte ou do interior de Minas Gerais. Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta, mas poderá solicitar apoio para mais de um produto.
Condições e seleção
Os produtos elegíveis devem se enquadrar nas seguintes categorias: cartilha, manual, livro ou e-book; informativo; jogo ou objeto educativo; produto audiovisual; aplicativo para computador ou dispositivos móveis; sítio eletrônico; e tecnologia social.
Os recursos financeiros serão geridos pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) para pagamento de material de consumo e serviços de terceiros (pessoa jurídica). É vedado o uso dos valores para despesas de manutenção infraestrutural, limpeza, vigilância, secretariado e demais atividades administrativas de rotina. No ato da inscrição, os proponentes deverão optar por uma destas cotas: até 10 mil; de 10 mil a 15 mil; ou de 15 mil a 20 mil.
A proposta apresentada deve atender aos conceitos e às diretrizes de extensão universitária, caracterizar-se como programa ou projeto de extensão e estar cadastrada e atualizada no Sistema de Informação da Extensão (Siex/UFMG). A Câmara de Extensão fará a avaliação e o julgamento de acordo com os critérios e requisitos previstos no edital.
A análise será feita em três etapas: a primeira, eliminatória, vai verificar a adequação às exigências do edital; a segunda abrange a avaliação de mérito da proposta; e a terceira e última fase consiste na classificação das propostas conforme as áreas prioritárias e a disponibilidade orçamentária.
O resultado preliminar será divulgado em 15 de abril, e o final, no dia 5 de maio, no site da Proex.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3928.