Arte e Cultura

Professor da Arquitetura lança obra em que analisa conjuntos habitacionais nos limites da cidade

Divulgação

O professor André Prado, da Escola de Arquitetura, lança, na manhã deste sábado, 8, em Belo Horizonte, o livro Ao fim da cidade, produzido pela Editora UFMG. A obra é baseada em pesquisa de doutorado, cursado na própria Escola. Prado mergulhou na realidade das chamadas habitações de interesse social localizadas nos limites da capital para investigar conjuntos públicos e privados, antigos e recentes. O evento de lançamento será realizado na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi), a partir das 11h.

De acordo com o pesquisador, que recebeu o Grande Prêmio UFMG de Teses de 2015, os prédios têm a população de pequenas cidades, e sua degradação parece inexorável alguns anos depois de prontos e ocupados. Eles apresentam problemas estruturais, como violência e poluição, que não dependem de localização ou idade dos conjuntos.

Na obra, André Prado, que reuniu dados da Prefeitura e resultados de suas visitas técnicas e entrevistas, mostra que a construção de grandes conjuntos é interessante para os agentes financeiros e sugere a reocupação de áreas centrais ociosas e a promoção da mescla do interesse social com o ambiental, povoando com moderação áreas de natureza sob risco de degradação.

Ao fim da cidade tem 338 páginas e preço de capa de R$ 54.

Leia mais em matéria publicada pelo Boletim UFMG.