Pesquisa e Inovação

Professor emérito de Harvard, da área de análise da paisagem, fará palestra na Escola de Arquitetura

Vista da serra, na região da bacia do Ribeirão da Prata
Vista da serra, na região da bacia do Ribeirão da Prata Acervo Projeto Manuelzão / UFMG

O professor Carl Steinitz, da Harvard Graduate School of Design (EUA), fará palestra aberta ao público, no dia 6 de julho, a partir das 17h, na Escola de Arquitetura, e falará também em evento de lançamento de livros na Casa do Baile, na Pampulha.

A pesquisa de Steinitz tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos de tomada de decisão usados por projetistas na análise e disposição de recursos em grandes dimensões territoriais. O professor é pioneiro na aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em arquitetura da paisagem. Steinitz atua há quase 50 anos na Universidade de Harvard, da qual é professor emérito.

No dia 3 de julho, Steinitz participa, na Casa do Baile, do lançamento da edição em português do seu livro Um framework para o geodesign: alterando a geografia através do design, e da coletânea Tecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano, de autoria de grupo de pesquisadores da UFMG, Udesc, PBH, Unica (Itália), Polito (Itália), SDSU (EUA) e Iastate (EUA). A organização do volume é da professora Ana Clara Moura, que também assina a tradução do livro de Steinitz. Na ocasião, o professor falará sobre Paisagem e cultura.

No dia 6, Carl Steinitz vai ministrar, na Escola de Arquitetura, a palestra Geodesign: metodologia para projeto colaborativo da paisagem. A apresentação, assim como o lançamento dos livros, integra o 1º Workshop Internacional Geodesign de Futuros Alternativos para o Quadrilátero Ferrífero, que vai reunir, de 3 a 9 de julho, empresas, instituições, acadêmicos e pesquisadores em palestras, aulas públicas e trabalhos de campo. Para as outras atividades do workshop, não há mais vagas.