Professor francês debate o afeto como tema de investigação

Jean-Luc Moriceau é convidado do Programa de Pós-graduação em Comunicação para série de quatro conversas

Jean-Luc Moriceau é doutor em Ciências de Gestão pela Universidade de Paris IX
Jean-Luc Moriceau é doutor em Ciências de Gestão pela Universidade de Paris IX Arquivo pessoal

Os afetos na pesquisa acadêmica e na comunicação organizacional. Esse é o tema da série de eventos que o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG realizará, de 21 a 24 deste mês, para marcar o encerramento de seu ano letivo de 2017. O professor do Institut Mines-Télécom (Évry, França) Jean-Luc Moriceau é o convidado para quatro encontros na Fafich, a partir das 14h. O primeiro será na Sala da Congregação, e os demais na sala 1012.

O coordenador do Programa de Pós-graduação, Carlos Mendonça, explica que o objetivo dos encontros é promover reflexões sobre os afetos em suas diversas dimensões – da investigação à escrita –, temática que permeia pesquisas realizadas por pós-graduandos das três linhas de pesquisa do programa: Pragmáticas da Imagem, Processos Comunicativos e Práticas Sociais e Textualidades Midiáticas.

Nos encontros, Moriceau falará sobre afetos e modos de pensar a comunicação organizacional; afetos, pesquisa e escrita; performatividade e emancipação; diferença e vulnerabilidades: hospitalidade e acolhimento.

O convidado
Jean-Luc Moriceau é doutor em Ciências de Gestão pela Universidade de Paris IX Dauphine e professor do Programa de Pós-graduação do Institut Mines-Télécom (Évry, França), no qual é responsável pela formação de doutores na Télécom École de Management.

Ao longo de sua trajetória, investigou, entre outros assuntos, estética e organização, estudos críticos de gestão/pós-modernismo, arte e construção de sentido, performance e performatividade, métodos qualitativos de pesquisa e de controle de gestão.

Entre suas publicações recentes, destacam-se Performances acadêmicas e experiência estética: um lugar ao sensível na construção do sentido (2014), Demo(s): philosophy – pedagogy – politics (2016), L’art du sens dans les organisations (2016), Pratiques des méthodes qualitatives (2017).

Os encontros, organizados pelos professores Ângela Marques (Comunicação e Instituições), Carlos Mendonça (Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional) e Sônia Caldas Pessoa (Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades), têm o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Embaixada da França no Brasil.

A participação é gratuita e valerá certificados para os inscritos que frequentarem 75% da programação. O evento é aberto a alunos da graduação e da pós-graduação e outros interessados no tema.

Informações podem ser solicitadas pelo e-mail colposcom-soc@fafich.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-5072.