Professora da Belas Artes faz palestra em Belo Horizonte sobre mulheres artistas no modernismo

A professora Rita Lages Rodrigues, da Escola de Belas Artes da UFMG, fará palestra nesta terça-feira (22), a partir das 19h30, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sobre Mulheres artistas no modernismo brasileiro.

Rita Lages Rodrigues vai propor reflexão sobre as mulheres e as artes visuais ao longo da história, desde o século 15, incluindo o rompimento do lugar comumente atribuído às mulheres nas artes, como modelos, "portadoras de graça", até se tornarem artistas. A pesquisadora vai encerrar sua exposição com abordagem da emergência do campo artístico no século 19 e da presença feminina nos movimentos modernistas.

A professora da Escola de Belas Artes vai citar nomes como Anita Malfatti, Zina Aita, Tarsila do Amaral e Jeanne Louise Milde. "É preciso trazer à tona a presença feminina na História da Arte, retirando as mulheres artistas das margens", diz Rita Lages.

Doutora em História pela UFMG, na linha de pesquisa História Social da Cultura, Rita Lages Rodrigues é vinculada ao Departamento de Artes Plásticas da EBA. É autora do livro Entre Bruxelas e Belo Horizonte: itinerários da escultora Jeanne Louise Milde. Participa de grupos de pesquisa como o CCNM e coordena o Estopim – Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural, com o pesquisador Luiz Henrique Assis Garcia. Trabalha com História dos séculos 19 e 20, nos seguintes temas: Belo Horizonte, história da arquitetura e história da arte, história das cidades, patrimônio cultural, história das mulheres.

A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3289-8900 ou no site da instituição.
(Com Assessoria de Imprensa do ciclo de palestras da Casa Fiat de Cultura)