Pessoas

Professoras da Faculdade de Educação ocupam cargos no governo federal

Maria Teresa Alves, Dalila Oliveira e Suzana Gomes assumem posições no Inep, no CNPq e na Capes, respectivamente

Suzana Gomes:
Suzana Gomes: avaliação constante da qualidade do ensino a distância Foto: acervo pessoal

Três professoras da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG estão assumindo cargos no governo federal. Maria Teresa Gonzaga Alves será diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Suzana dos Santos Gomes é a nova diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Dalila Andrade Oliveira está à frente da Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Maria Teresa Alves leva para o Inep experiência de mais de duas décadas na área da avaliação educacional. Vinculada ao Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da UFMG, ela tem coordenado estudos que utilizam dados produzidos pelo próprio Instituto, em censos e avaliações da educação básica e superior, como o Enade e o Enem, e por outras fontes, como o IBGE.

Maria Teresa Alves:
Maria Teresa Alves: redução de desigualdadesFoto: Raphaella Dias | UFMG

“A produção de indicadores é cada vez mais central no Brasil, como subsídio para políticas públicas e distribuição de recursos, visando, sobretudo, à redução das desigualdades na educação”, afirma Teresa Alves, que ajudou a produzir diversas publicações, parte delas em parceria com o Inep. Teresa é vinculada ao Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) da FaE e líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).

Inclusão tecnológica
A Diretoria de Ensino a Distância da Capes cuida da Universidade Aberta do Brasil e trabalha para o aprimoramento da modalidade, na graduação e pós-graduação, com foco especial nos estudantes que não têm condições de frequentar aulas presenciais, com o objetivo de garantir a inclusão tecnológica. Pedagoga e pesquisadora nas áreas de avaliação educacional, didática, formação de professores e políticas públicas, Suzana foi assessora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG.

“Um grande desafio relacionado ao ensino a distância é sua institucionalização, com aporte de recursos e avaliação constante, para assegurar a oferta de cursos de qualidade”, diz a professora. Suzana é pesquisadora do Game e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade – Universitátis, da FaE. É editora-chefe do periódico Educação em Revista (FaE/UFMG) e da Editora Selo FaE. Formada até o doutorado pela UFMG, ela fez estudos de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa e na USP. Integrou o grupo que monitorou e avaliou o ensino remoto emergencial na UFMG.

Dalila Oliveira:
Dalila Oliveira: iniciativas conjuntas, dentro e fora do paísFoto: acervo pessoal

Resgate das relações
Por causa do desinvestimento nas universidades e no desenvolvimento científico ao longo dos últimos anos, é necessário grande esforço para resgatar as relações do CNPq, dentro e fora do Brasil. Essa é uma das convicções que movem a professora Dalila Oliveira ao assumir a Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação da agência. "O objetivo é recuperar acordos com parceiros da América Latina e de outras partes do mundo, além de incrementar relações com as universidades – em temas como bolsas de mestrado e doutorado – e retomar iniciativas conjuntas com as fundações de apoio à pesquisa dos estados, a Capes e a Finep, entre outras instituições", enumera.

Nos últimos quase três anos, Dalila integrou o Conselho Diretivo do CNPq como representante das Ciências Humanas e Sociais. Ela coordena o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da UFMG e foi, por quatro mandatos, vice-presidente e presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Também esteve como professora visitante em universidades na América Latina e Europa.