Pessoas

Academia Brasileira de Ciências vai diplomar quatro professores da UFMG

Cerimônia será realizada na Escola de Engenharia, na segunda-feira

Quatro docentes da UFMG serão diplomados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) nesta segunda-feira, dia 12: Alexandre Birbrair, do Departamento de Patologia, Angélica Vieira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, ambos do ICB, Daniel Majuste, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, da Escola de Engenharia, e Raquel de Melo Minardi, do Departamento de Ciência da Computação, do ICEx..

A diplomação dos membros afiliados da Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da ABC ocorrerá em cerimônia na Escola de Engenharia (Sala de Seminários 1010), no campus Pampulha, a partir das 10h. Anualmente, a Academia Brasileira de Ciências seleciona até 30 jovens cientistas, de excelência e com menos de 40 anos, para integrarem, por cinco anos, o quadro de membros. São escolhidos até cinco pesquisadores por região: Norte, Nordeste, Minas e Centro-Oeste, Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Três pesquisadores de outras universidades serão diplomados na mesma solenidade: Carlo José Freire de Oliveira e Siomar de Castro Soares, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e Wendell Karlos Tomazelli Coltro, da Universidade Federal de Goiás.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados, podendo ser feitas pela internet. O limite de vagas é determinado pela capacidade da sala onde o evento será realizado. Participantes inscritos receberão certificados.

Simpósios
Serão realizados sete simpósios, nos quais os pesquisadores apresentarão suas propostas de contribuição à ciência brasileira. O professor Alberto Laender (DCC/UFMG) fará uma conferência sobre o projeto Árvore da ciência, um estudo sobre a formação, evolução e disseminação de grupos de pesquisa, que usa o sistema característico das árvores genealógicas.

Os diplomados

Alexander Birbrair, doutor em Neurociência pela Wake Forest University, é professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG desde 2016. Seu trabalho, focado em microambiente tecidual, busca desvendar a função de cada componente celular nos tecidos sob diversas condições fisiológicas e patológicas.

Angélica Vieira:
Angélica Vieira: microbiota e sistema imuneArquivo pessoal

Angélica Vieira, também do ICB, é doutora em Imunologia pela UFMG e ingressou como docente da UFMG desde 2016. Sua atuação está centrada na área de imunologia e microbiologia, com ênfase em inflamação e papel da microbiota no sistema imune.

Daniel Majuste, doutor em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas pela UFMG, é docente na Escola de Engenharia desde 2014. Suas pesquisas estão concentradas na oxidação de sulfetos metálicos aplicada à extração de metais e controle da liberação de metais tóxicos e tratamento de emissões industriais e urbanas por processos hidro e/ou eletrometalúrgicos para recuperação de elementos tóxicos e metais de alto valor econômico.

Raquel Minardi, doutora em Informática pelo ICB, é professora do ICEx desde 2010, onde desenvolve estudos nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional e em Visualização de Dados.

A Academia
A ABC, fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e deles com pesquisadores de outras nações.

Outras informações estão disponíveis no site da entidade.