Institucional

Professores do DCC se destacam em ranking de portal de pesquisa

Nove docentes aparecem na lista do Research.com que tem os 34 pesquisadores mais produtivos e citados no Brasil

Departamento de Ciência da Computação tem sede no campus Pampulha
Departamento de Ciência da Computação tem sede no campus Pampulha Foto: Arquivo UFMG

O portal de pesquisa Research.com classificou nove professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG entre os 34 melhores cientistas do Brasil, nessa área. Os professores destacados são Antonio Loureiro (segundo lugar), Virgílio Almeida (terceiro), Wagner Meira Júnior (sétimo), Marcos André Gonçalves (décimo), Jussara Almeida (12º), Fabrício Benevenuto (15º), Nívio Ziviani (26º), Mario Montenegro Campos (29º) e Alberto Laender (32º).

A nona edição do ranking do portal dos melhores cientistas na área de Ciência da Computação utiliza dados derivados de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para citações foram adquiridos em 21 de dezembro de 2022. A posição no ranking é baseada no D-index (Discipline H-index), que inclui exclusivamente artigos e citações para uma disciplina examinada. Segundo o portal, a classificação é baseada em exame de 166.880 acadêmicos determinados a partir de uma variedade de fontes de dados bibliométricos. Para a área de Ciência da Computação, foram analisados 14.402 estudiosos.

Docentes e estudantes do DCC exploram temas diversos como sistemas computacionais, engenharia de software, gerenciamento de dados, robótica, processamento gráfico e inteligência artificial.

Ainda de acordo com o Research.com, o Brasil ocupa o 25º lugar no mundo no ranking de pesquisadores, e a UFMG aparece com destaque  no que diz respeito à Ciência da Computação. Mais detalhes do ranking estão no portal do Research.com.

Assessoria de Comunicação do DCC