Notícias Externas

Olimpíadas de Tóquio são tema de entrevista no programa Conexões

Edição desta quinta-feira se dedicou a traçar um panorama entre a relação da população e do governo brasileiros com o esporte

80% dos atletas brasileiros fazem parte do programa Bolsa Atleta
80% dos atletas brasileiros fazem parte do programa Bolsa Atleta Pexels

Adiada por um ano, em função da pandemia, as Olimpíadas 2020 estão sendo realizadas agora: começaram no dia 23 de julho e seguem até o dia 8 de agosto. Na sequência, de 24 de agosto a 5 de setembro, serão realizados também os Jogos Paraolímpicos Tóquio 2020. Nesta quinta-feira, 5, as Olimpíadas do Rio de Janeiro completam cinco anos. Os jogos, realizados em 2016, renderam ao Brasil o melhor desempenho do país na história do evento até então, com 19 medalhas. 

Em Tóquio, o Brasil já conquistou 16 medalhas, além de ter garantido pelo menos outras três nas competições em que tem representantes na final: boxe feminino e masculino e futebol masculino, competições que ainda estão em andamento. Com o recorde já igualado, o Brasil ainda tem chances de aumentar a contagem de medalhas com as disputas que ocorrem até o domingo, 8, quando serão encerrados os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

O programa Conexões desta quinta-feira, 5, abordou o tema das Olimpíadas, com foco nos incentivo e investimentos em esportes no país. O professor Luciano Silva, do Departamento de Educação Física da UFMG e diretor do Centro Esportivo Universitário (CEU), coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (Polis), foi convidado para falar sobre o assunto. Durante a conversa com a jornalista Luíza Glória, ele falou sobre as políticas públicas adotadas pelo governo, avaliou a atuação do país nos jogos e explicou a importância do investimento em esporte, inclusive fora do período de grandes competições. 

“Por incrível que pareça, o brasileiro não pratica muito esporte. Algumas pesquisas mostram que cerca de 25% da população pratica esporte, contando todo mundo, inclusive aquele cidadão que joga uma pelada por semana. Mas se a gente pensar naquele esporte mais sistematizado, categoria de base onde a criança e o adolescente começa a competir, a gente tem um número muito pequeno de participantes e é essa sequência, essa pirâmide esportiva, que vai levar até o esporte de alto rendimento", explicou. 

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael