Saúde

Programa Conexões destaca, em entrevista, o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Oncologista André Murad, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, falou sobre a doença, prevenção e tratamento

Rastreamento por meio de exames como a mamografia é essencial para diagnóstico precoce de casos de câncer
Rastreamento por meio de exames como a mamografia é essencial para diagnóstico precoce de casos de câncer Foto: Ascom/Sesab / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Esta quinta-feira, 5, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle de Câncer (UICC) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O câncer é uma das quatro causas de mortes antes dos 70 anos de idade que mais ocorrem no mundo. A cada ano que passa, a doença tem atingido cada vez mais pessoas jovens. Muito se fala na predisposição genética para a doença, mas as maiores causas ainda estão associadas a fatores como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, obesidade, má alimentação, sedentarismo, entre outros. 

O momento atual, de pandemia, também tem dificultado o combate e o enfrentamento à doença. Muitas pessoas têm adiado a ida ao médico e, com isso, têm também deixado de fazer exames preventivos essenciais para o diagnóstico precoce, que aumenta consideravelmente as chances de cura. 

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o oncologista André Murad, professor adjunto do Departamento de Clínica Médica e coordenador da disciplina de oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, falou sobre dúvidas em relação à doença, dos cuidados que devem ser tomados para a prevenção e também sobre os avanços no tratamento.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael