Programa Conexões destaca os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Equipe de produção da UFMG Educativa produziu leitura coletiva da Declaração, que será veiculada na programação
Hoje se completam 70 anos do documento mais traduzido no mundo: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que possui 508 traduções disponíveis e foi ratificada no dia 10 de dezembro de 1948. O mundo ainda lidava com as consequências e os horrores da Segunda Guerra Mundial quando a Declaração foi assinada, com o objetivo de promover a dignidade humana em todos os países.
Embora não tenha obrigatoriedade legal, o documento se tornou um norte teórico para as nações e organizações internacionais empenhadas na luta pelo avanço do processo civilizatório.
A professora Mariah Brochado, da Faculdade de Direito da UFMG, falou sobre o significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 10.
Os artigos
A Rádio UFMG Educativa produziu uma leitura coletiva da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com participação da equipe da rádio e de outros profissionais do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), com produção de Luíza Glória e Hugo Rafael, e edição de Jaiane Souza.
Os 30 artigos que compõem a Declaração serão veiculados até o fim de dezembro na programação. Ouça:
Leitores: Cecília Lima (8, 10), Daniel Silveira (1, 15), Gabriela Augustha (11), Gabriela Sorice (5, 9, 26), Gabriele Álvares (7), Giulliana Santos (3, 17, 24), Hugo Rafael (12, 18, 25), Jaiane Souza (4, 19, 30), Jessika Viveiros, João Rezende (27), Larissa Fernandes (13, 16), Luiz Fernando Freitas (20), Maitê Louzada (2, 21, 23), Michelle Bruck (6, 22, 29) e Vinícius Luiz (14, 28).